Gestão de custos e o processo decisório: uma análise teórica
Resumo
As empresas diariamente enfrentam desafios para solucionar as exigências que o mercado impõe, buscando desenvolver uma melhor gestão de custos e apresentar um diferencial competitivo. Com isso, este trabalho de natureza qualitativa tem por finalidade fornecer informações necessárias para uma confiável tomada de decisão por meio do conceito dos principais métodos de custeio, bem como destacar a sua importância neste mesmo processo. São eles: Custeio por Absorção, Custeio Variável e o Custeio Baseados em Atividades. Mediante exemplos de classificação de custos abordados neste artigo a partir de pesquisa bibliográfica, tem-se a visão detalhada dos gastos ocorridos na empresa para um controle eficiente no processo decisório. Com isso, a presente pesquisa possibilita às empresas um incentivo para que utilizem o controle de custos adequado, facilitando a compreensão e identificação de seus custos por meio de ferramentas apropriadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).