ATIVO INTANGÍVEL: ANÁLISE DE EVIDENCIAÇÃO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS.
Resumo
O objetivo pretendido por essa pesquisa visa analisar a evidenciação do ativo intangível praticados pelas empresas listadas na Bovespa quanto ao reconhecimento, mensuração e registro dos ativos intangíveis no Balanço Patrimonial e Notas Explicativas em conformidade com as exigências apresentadas pelo CPC 04 (R1). Destaca-se o ativo intangível, pois vem assumindo o símbolo de riqueza empresarial, em decorrência do crescente aumento da materialidade dos valores no que diz respeito à composição do patrimônio líquido das empresas. Este trabalho apresenta uma pesquisa quanto aos objetivos qualitativa e descritiva através de um estudo de caso das informações apresentadas pelas empresas BRQ SOLUÇÕES EM INFORMATICA S.A, IDEIASNET S.A, LINX S.A, QUALITY SOFTWARE S.A, SENIORSOLUTION S.A E TOTVS S.A divulgadas no site da BM&FBovespa do setor de Tecnologia da Informação, Programas e Serviços à luz da normatização contábil vigente no Brasil, nos relatórios referentes aos exercícios de 2015. Conclui-se que as empresas pesquisadas não apresentaram seus relatórios em conformidade com as normas brasileiras, ou seja, não atenderam a todos os requisitos que são exigidos pelo CPC. Podendo ocasionar uma má avaliação por parte do acionista, já que uma divulgação incompleta pode deixar de gerar benefícios econômicos futuros tais como: melhoria na liquidez de ações, reduções do custo do capital e das agências. Nessa direção, quanto mais informação a empresa divulgar mais os investidores serão capazes de avaliar, de forma eficaz, o quanto a empresa esta explorando as oportunidades disponíveis.
Palavras-chave: Ativo intangível, CPC 04 (R1), Demonstrações Contábeis.
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).