A VISÃO DA ARTE NO BRASIL
Resumo
Os desafios para a difusão da Arte num país de dimensão continental como o Brasil passam pela mesma rede de questões da problemática educacional, agravada pela indisponibilidade da Arte como assunto prioritário na formação do cidadão. Até os dias de hoje, governo, sociedade e artistas não deixaram claro qual a postura a ser tomada sobre o assunto. Há uma forte Indústria Cultural calcada no produto mercadológico que rivaliza com qualquer envolvimento artístico que se prontifique a executar um plano maior de verdadeiro desenvolvimento do conhecimento da Arte. Por outro lado, a política cultural é formada por servidores que ainda não aprenderam a diferenciar os temas básicos de seu próprio ambiente – Arte, Cultura, Lazer, Projeto Social e Projeto Educativo –, todos confundidos e disputando as mesmas verbas de uma mesma fonte. A análise de experiências anteriores na área já poderia apontar caminhos para iniciar uma discussão sobre a visão da Arte em nosso país.Downloads
Publicado
2009-10-01
Como Citar
PRADA, T. A VISÃO DA ARTE NO BRASIL. Polifonia, [S. l.], v. 15, n. 18, 2009. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/997. Acesso em: 8 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê