LEITURA E MEDIAÇÃO NOS RELATOS DE ESTUDANTES DE LETRAS

Autores

  • Ana M. S. Zilles celiadr@uol.com.br

Resumo

Este trabalho analisa relatos de estudantes de Letras, identificando concepções de leitura e leitor que revelam quem são os mediadores e que papel têm no aprender a ler. Os relatos são de alunos de diferentes instituições, de graduação e especialização. Cada um deveria contar seu percurso de leitura desde seu início, cobrindo o período que julgasse pertinente. Os resultados mostram que a leitura não é vista como prática social, e sim como ato individual, circunscrito à decodificação de texto, ou, no outro extremo, à leitura prazerosa de textos literários. Ser leitor é, assim, ser capaz de decifrar ou de gostar de ler. A leitura crítica é raramente mencionada. O mediador lembrado é, em geral, um membro da família, mas professores de literatura são também mencionados. Conclui-se com observações relacionadas à ausência do professor do ensino fundamental nestes relatos e à visão de leitura e leitor que os mesmos revelam.

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Publicado

2009-03-01

Como Citar

ZILLES, A. M. S. LEITURA E MEDIAÇÃO NOS RELATOS DE ESTUDANTES DE LETRAS. Polifonia, [S. l.], v. 16, n. 19, 2009. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/985. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê