O CÃO E O HOMEM NO ROMANCE LOS PERROS hAMBRIENtOS DE CIRO ALEGRIA

Autores

  • Rhina Landos Martínez André rlandmar@usp.br
  • Patrícia Oliveira Lacerda celiadr@uol.com.br
    Mestre em Estudos de Linguagem (MeEL) pela UFMT e Professora da Universidade Federal de Goiás.

Resumo

Este trabalho analisa a obra Los perros hambrientos - do escritor peruano Ciro Alegría Bazán, publicada no ano de 1939, em Santiago do Chile – evidenciando os processos de inversão de valores e comportamentos que se realizam entre os protagonistas, homens e cães – zoomorfismo e antropomorfismo – ocasionados pelas forças antagônicas, enfrentamentos e jogos de poder. O cão é o protagonista que o autor personifica para metaforizar a relação com o homem em seus sentimentos mais nobres e puros como a sensibilidade, a dor, a alegria, a solidariedade, a fidelidade, o amor, como uma maneira de preencher o vazio que o ser humano não consegue com seus pares. Na narrativa o homem se desumaniza e, portanto, se bestializa, enquanto o cão se humaniza. Lançar um olhar sobre este processo de zoomorfização e antropomorfização é o objetivo principal deste trabalho.

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Publicado

2009-10-01

Como Citar

ANDRÉ, R. L. M.; LACERDA, P. O. O CÃO E O HOMEM NO ROMANCE LOS PERROS hAMBRIENtOS DE CIRO ALEGRIA. Polifonia, [S. l.], v. 16, n. 20, 2009. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/974. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê