ÊXTASE ENFERMIÇO: TRANSCENDÊNCIA POÉTICA E VOLÚPIA DA PRECIPITAÇÃO NO DECADENTISMO BRASILEIRO – UM EXEMPLO EM CRUZ E SOUSA

Autores

  • Fabiano Rodrigo da Silva Santos fabianorssantos@yahoo.com.br

Resumo

Este artigo consiste em uma discussão da visão de transcendência particular à poética do Decadentismo, tomando como referência a lírica de Cruz e Sousa. Por transcendência poética entende-se a busca pelo ideal e por romper as barreiras da percepção comum por meio da prática poética. Entre os românticos, a transcendência era buscada de diversas formas; uma das mais comuns era o arrebatamento sublime. Com o simbolismo/decadentismo, o grotesco participa desse processo e o arrebatamento transcendente encontra uma analogia em seu oposto – a queda. A lírica de Cruz e Sousa ilustra esse novo leitmotiv, surgido no seio da Modernidade.

Downloads

Publicado

2009-10-01

Como Citar

SANTOS, F. R. da S. ÊXTASE ENFERMIÇO: TRANSCENDÊNCIA POÉTICA E VOLÚPIA DA PRECIPITAÇÃO NO DECADENTISMO BRASILEIRO – UM EXEMPLO EM CRUZ E SOUSA. Polifonia, [S. l.], v. 16, n. 20, 2009. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/964. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê