AUTORES, AUTORIA E PODER: ASPECTOS DA CONSTITUIÇÃO DO CAMPO LITERÁRIO EM MATO GROSSO

Autores

  • Franceli Aparecida da Silva Mello celiadr@uol.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Wanda Cecília Correa de Mello wandamello@gmail.com

Resumo

Este artigo procura, num primeiro momento, discutiralgumas definições de autor e autoria, baseado emdiferentes concepções teóricas, tais como as de Foucault,Barthes, Bourdieu, Possenti e outros. Em seguida, comentaa produção de quatro dos autores mais representativosda literatura mato-grossense _ Dom Aquino, Silva Freire,Ricardo Guilherme Dicke e Ivens Cuiabano Scaff _ no quetange a sua relação com as várias instâncias de poder, visandoà inserção no campo literário.

Biografia do Autor

Franceli Aparecida da Silva Mello, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Literatura Brasileira e professora de Teoria Literária no Departamento deLetras e do Mestrado em Estudos de Linguagem/IL/UFMT. Pesquisadora do Grupo RGDicke de Estudos em Cultura e Literatura de Mato-Grosso.

Wanda Cecília Correa de Mello

Mestre em Estudos de Linguagem e professora de Língua Portuguesa nas redes Estaduale Municipal de Ensino de Várzea Grande/MT. Pesquisadora do Grupo RG Dickede Estudos em Cultura e Literatura de Mato-Grosso.

Downloads

Publicado

2009-10-01

Como Citar

MELLO, F. A. da S.; MELLO, W. C. C. de. AUTORES, AUTORIA E PODER: ASPECTOS DA CONSTITUIÇÃO DO CAMPO LITERÁRIO EM MATO GROSSO. Polifonia, [S. l.], v. 16, n. 20, 2009. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/955. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê