Vozes silenciadas: sobre trabalho, gênero e ensino-aprendizagem de português na vivência de mães procedentes do Haiti no Sul do Brasil
Palavras-chave:
Etnografia da Linguagem, imigração, gênero e trabalhoResumo
A partir de uma investigação etnográfica realizada em um curso de língua portuguesa para mães imigrantes, apresentamos e discutimos os significados do trabalho e das relações de gênero na vivência de Claitaine, mãe, procedente do Haiti. Os dados foram gerados com base na observação participante, e com o uso de diários e notas de campo, entrevistas, conversas informais e registros em áudio desses encontros. À luz dos significados atribuídos por Claitaine às suas ações, analisamos como o conceito trabalho adquiriu importância difusa e complexa. Na sua perspectiva, a busca de uma atividade remunerada foi a principal motivação de seu deslocamento ao Brasil, e a conquista de um emprego está relacionada à possibilidade de um futuro melhor para os filhos, na medida em que proporciona um melhor estudo a eles. Sua busca também parece auxiliar no desejo de uma horizontalização das relações de gênero no âmbito doméstico, suavizando o controle patriarcal, ainda que não o aplacando de todo. A visibilização do testemunho de Claitaine, em associação com a vivência de outras mães haitianas, importa para melhor compreendermos suas realidades, de modo a traçar melhores contornos em políticas linguísticas que buscam promover a inserção dessas mulheres na sociedade brasileira.Referências
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