Representações discursivas de adolescentes no combate ao bullying
Palavras-chave:
violência escolar, bullying, discursosResumo
Este trabalho faz parte da pesquisa sobre a Violação dos Direitos Humanos de Adolescentes e visa compreender como são construídas as representações discursivas de alunos/as acerca de sugestões para o combate ao bullying nas escolas e como estas refletem o significado de mundo deles/as. Realizou-se uma pesquisa qualitativa em que foram analisadas duas questões abertas de 527 questionários respondidos pelos/as alunos/as de quatro campido Instituto Federal de Mato Grosso: Bela Vista, São Vicente, Sinop e Pontes e Lacerda. Utilizou-se como fundamentação teórico-metodológica a Análise de Discurso Crítica. Este trabalho propõe-se investigar como foram construídas as sugestões desses/as alunos/as explorando a categoria: significado de palavra. Os sentidos das palavras são dependentes de escolhas que podem ser conscientes ou não e está diretamente ligada ao significado representacional de mundo. A materialização desses textos abre espaço para entender os processos de escolhas de vocabulário que pode apresentar o posicionamento político-ideológico em relação ao bullying. As escolhas das palavras, os textos produzem sentido de intolerância, de vingança em relação ao combate do bullyinge, também, abre uma porta que simboliza o diálogo para dentro da escola com toda a comunidade educativa. Ela apresenta um espaço no qual o debate sobre a violência no contexto escolar pode ser uma boa sugestão educativa na prevençãoReferências
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