Representações discursivas de adolescentes no combate ao bullying

Autores

  • Silbene Rosa Paoliello silbene10@gmail.com
    Instituto Federal de Mato Grosso http://orcid.org/0000-0001-9643-453X
  • Raquel Martins Fernandes silbene10@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, campus Cuiabá Bela Vista, e do Mestrado em Ensino Associação Ampla UNIC/IFMT.

Palavras-chave:

violência escolar, bullying, discursos

Resumo

Este trabalho faz parte da pesquisa sobre a Violação dos Direitos Humanos de Adolescentes e visa compreender como são construídas as representações discursivas de alunos/as acerca de sugestões para o combate ao bullying nas escolas e como estas refletem o significado de mundo deles/as. Realizou-se uma pesquisa qualitativa em que foram analisadas duas questões abertas de 527 questionários respondidos pelos/as alunos/as de quatro campido Instituto Federal de Mato Grosso: Bela Vista, São Vicente, Sinop e Pontes e Lacerda. Utilizou-se como fundamentação teórico-metodológica a Análise de Discurso Crítica. Este trabalho propõe-se investigar como foram construídas as sugestões desses/as alunos/as explorando a categoria: significado de palavra. Os sentidos das palavras são dependentes de escolhas que podem ser conscientes ou não e está diretamente ligada ao significado representacional de mundo. A materialização desses textos abre espaço para entender os processos de escolhas de vocabulário que pode apresentar o posicionamento político-ideológico em relação ao bullying. As escolhas das palavras, os textos produzem sentido de intolerância, de vingança em relação ao combate do bullyinge, também, abre uma porta que simboliza o diálogo para dentro da escola com toda a comunidade educativa. Ela apresenta um espaço no qual o debate sobre a violência no contexto escolar pode ser uma boa sugestão educativa na prevenção

Biografia do Autor

Silbene Rosa Paoliello, Instituto Federal de Mato Grosso

Mestrando em Ensino no Instituto Federal de Mato Grsosso. Possui graduação em Letras - Inglês pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2005). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Trabalhou como Coordenadora de Bilinguismo, Coordenadora de Projetos, Coach Pedagógica, Palestrante Educacional, Formadora EAD. E, atualmente, está no Programa de Desenvolvimento de Competências PDC do Senai/MT

Raquel Martins Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, campus Cuiabá Bela Vista, e do Mestrado em Ensino Associação Ampla UNIC/IFMT.

Atualmente em estágio pós-doutoral na área de Psicologia Social na Universidade Federal da Paraíba, possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado (2003) e doutorado (2012) em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, campus Cuiabá Bela Vista, e do Mestrado em Ensino Associação Ampla UNIC/IFMT. 

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Publicado

2021-02-23

Como Citar

PAOLIELLO, S. R.; FERNANDES, R. M. Representações discursivas de adolescentes no combate ao bullying. Polifonia, [S. l.], v. 27, n. 46, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/8927. Acesso em: 26 abr. 2024.