Apresentação

Autores

  • Maria Elisa Rodrigues Moreira e Paulo Custódio de Oliveira elisarmoreira@gmail.com
    UFMT UFGD

Resumo

É com grande prazer que apresentamos o volume 26, número 42, do Periódico Científico Polifonia, que inaugura suas publicações voltadas ao campo dos Estudos Literários, no ano de 2019, com o Dossiê “Poéticas da Proximidade: Literatura, Arte, Política”, com a proposta de refletir sobre uma característica que a cada dia se torna mais importante para as produções literárias e artísticas contemporâneas: a ideia do encontro. Abordada em chave ampliada, a ideia de encontro remete a um movimento de junção, de aproximação, de relação entre pessoas e/ou objetos, e marca uma série de produções culturais de fins do século XX e início do XXI que apostam na transdisciplinaridade e na transmidialidade, ou seja, projetos que se constituem com forte caráter social e relacional, tendo muitas vezes no cotidiano seu espaço-chave.

Essa perspectiva nos permite tomar como objetos de reflexão produções que vão desde “obras” encerradas em determinados objetos, como um livro ou uma peça teatral, até ações pontuais e temporárias, como performances ou intervenções, que só se fixam caso ocorra um “registro” no momento em que elas se efetivam: nesse contexto, a “obra de arte” se apresenta muito mais como uma experiência, uma duração, um movimento pautado pela ideia do “estar junto”. Tais obras funcionam, assim, como aberturas para aquilo que o pesquisador e crítico de arte Nicolas Bourriaud chama de “utopias de proximidade”, e por caminhos muitas vezes sutis, discretos, se propõem colocar em contato aspectos de nossas realidades que se encontravam, pelos mais diversos motivos, separados, desvinculados – como é o caso da literatura, da arte e da política.

Downloads

Publicado

2019-07-16

Como Citar

PAULO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA, M. E. R. M. e. Apresentação. Polifonia, [S. l.], v. 26, n. 42, p. 6–9, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/8636. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Apresentação