A MÚSICA NA PICARESCA É PARA TIQUE-TIQUE-TAR

Autores

  • Adriana Carolina Hipólito de Assis adricarolbas@gmail.com
    Doutorado em Literatura pela UFSC MS em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP

Palavras-chave:

Picaresca, Música, Violência Doméstica, Jacques Lacan

Resumo

O pícaro é um polinizador cultural que distribui a cada diáspora histórias, músicas e danças folclóricas. Neste contexto, busco compreender nas analogias com a música e a dança a memória sobre violência sofrida. O pícaro apanha para ser aceito socialmente, por isso é alvo de sadismo. Por trás desse quadro de perversão esconde-se um matema estrutural que o põe como presa fácil da violência doméstica e social.

 

 

 

Biografia do Autor

Adriana Carolina Hipólito de Assis, Doutorado em Literatura pela UFSC MS em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP

Possui graduação em Língua e Literatura Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), mestrado em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e doutorado em Pós-Graduação em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: mitopoética, literatura infantil, poesia concreta, critica literária, Octavio Paz, picaresca, corpo em Jacques Lacan.

Referências

DR.MARCOS JOSÉ MÜLLER

Downloads

Publicado

2020-04-02

Como Citar

ASSIS, A. C. H. de. A MÚSICA NA PICARESCA É PARA TIQUE-TIQUE-TAR. Polifonia, [S. l.], v. 27, n. 45, p. 33–47, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/8312. Acesso em: 19 abr. 2024.