A PERICENOGRAFIA DISCURSIVA

Autores

Palavras-chave:

discurso, enunciação, leitura, interpretação de texto,

Resumo

Neste trabalho, retoma-se a noção de cena da enunciação e, de modo mais específico, a de cenografia discursiva, no intuito de explorar a produtividade desses conceitos, expandindo a compreensão de seu funcionamento para abarcar fenômenos semântico-discursivos periféricos e simultâneos ao aparecimento de um determinado texto. A tese defendida é a de que alguns textos funcionam de maneira simbiótica, que chamamos de pericenografia, e cuja operação deve ser levada em conta no processo de interpretação desses textos.

Biografia do Autor

Helio Oliveira, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB)

Mestre e doutor em Linguística pela Unicamp, na área de estudos do texto e do discurso, especialista nas áreas de Design Instrucional e Gestão da EAD, professor-orientador no curso de especialização em Gestão Pública na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e professor no departamento de Letras do Cento Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos (Unifeob). É pesquisador associado ao grupo Fórmulas e Estereótipos: Teoria e Análise (FEsTA), sediado no IEL / UNICAMP, e se interessa, principalmente, pelo estudo de discursos de ódio e intolerantes, discursos atópicos e fórmulas discursivas.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4774778963095451

E-mail: helio.oliveira@unifeob.pro.br

Referências

COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EDUFSCar, [1981] 2009.

HANKS, William. O que é contexto. In: HANKS, W. F. Língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2008.

KULESHOV, Lev. Kuleshov on film. Berkeley: University of California Press, 1974.

MAINGUENEAU, Dominique. Cena da enunciação (verbete). In : CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2004.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2005.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenografia epistolar e debate público. In: Cenas da enunciação. São Paulo: Parábola, 2008a.

MAINGUENEAU, Dominique. Gêneses do discurso. São Paulo: Parábola, 2008b.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

OLIVEIRA, Helio. O racismo que (não) se vê: a fórmula “consciência negra” e a atopia do discurso racista brasileiro. Tese (doutorado), Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2018.

PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In. GADET E HAK (orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, Ed. Unicamp, [1969] 1990.

PÊCHEUX, M. & FUCHS, C. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas. In. GADET E HAK (orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, Ed. Unicamp, [1975] 1990.

POSSENTI, Sírio. Teoria do discurso: um caso de múltiplas rupturas. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (orgs.). Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos, v. 3. São Paulo: Cortez, 2004, p. 353-292.

POSSENTI, Sírio. Notes sur l’importance du concept de scène d’énonciation. In: ANGERMULLER J., PHILIPPE, G. (org). Analyse du discours et dispositifs d’énonciation – Autour des travaux de Dominique Maingueneau. Limoges: Lambert-Lucas, 2015, p. 117-124.

RIBEIRO, Ana Elisa. O layout e a leitura: Implicações da diagramação na compreensão leitora. In: Anais do XVIII Encontro da Compôs, Belo Horizonte, 2009. Disponível em: http://www.compos.org.br/data/biblioteca_1162.pdf>. Acesso em 13 de abril de 2019.

SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à lava jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.

SOUZA-E-SILVA, Maria Cecília. Texto / discurso: qual a relação com a leitura? In: BRAIT e SOUZA-E-SILVA (org) Texto ou discurso? São Paulo: Contexto, 2012, p. 183-196.

TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o Tempo. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

TRUFFAUT, François. Hitchcock/Truffaut: Entrevistas. São Paulo: Cia das Letras, 2004.

VAN DIJK, Teun. Discurso e Contexto: Uma abordagem sociocognitiva. São Paulo: Contexto, 2012.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico. São Paulo: Paz e Terra, 3ª edição, 2005.

Downloads

Publicado

2019-10-13

Como Citar

OLIVEIRA, H. A PERICENOGRAFIA DISCURSIVA. Polifonia, [S. l.], v. 26, n. 43, p. 89–110, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/8255. Acesso em: 19 abr. 2024.