O ENTRECRUZAMENTO DE CLASSE, GÊNERO E ETNIA EM WINE IN THE WILDERNESS, DE ALICE CHILDRESS

Autores

  • Fulvio Torres Flores fulvio.flores@univasf.edu.br
    Universidade Federal do Vale do São Francisco.
  • Sirlei Santos Dudalski sirleisantosd@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Viçosa.

Resumo

RESUMO: Neste artigo, discutimos como as questões de classe, gêneroe etnia são representadas na peça Wine in the wilderness, da norte-americanaAlice Childress. O foco da pesquisa é a forma como a autora articulatais questões no contexto do Movimento dos Direitos Civis nosanos 1960. Para tanto, foi privilegiada a leitura da crítica da obra e dasua contextualização histórica. A peça examina como as questões declasse implicaram uma divisão dentro da comunidade negra e como asmulheres são particularmente atingidas por ela. Apesar de ter uma conclusãodiscutível, na qual a autora enfraquece as próprias questões históricasque levantou, a peça é relevante para entendê-las no contextodos anos 1960 e lançar luzes sobre seus desenvolvimentos.
PALAVRAS-CHAVE: divisão de classes, sexismo masculino, dramaturgiaafro-americana


ABSTRACT: This article discusses how class, gender and ethnic issuesare represented in Wine in the wilderness, by North-American playwrightAlice Childress. The research focuses on how Childress articulates suchissues in the context of the Civil Rights Movement in the 1960s. To doso, bibliography on the play and on historical contextualization havebeen analyzed. The play examines how class issues caused a division inthe Afro-American community and how women were particularlyaffected by it. Although the play has a disputable ending, it is relevantin order to understand these issues in the 1960s and shed light on itsdevelopments.
KEYWORDS: class divisions, male sexism, Afro-American playwriting

Downloads

Publicado

2013-05-13

Como Citar

FLORES, F. T.; DUDALSKI, S. S. O ENTRECRUZAMENTO DE CLASSE, GÊNERO E ETNIA EM WINE IN THE WILDERNESS, DE ALICE CHILDRESS. Polifonia, [S. l.], v. 19, n. 26, 2013. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/822. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê