O ENSINO DE LIBRAS EM AMBIENTE DE BIDOCÊNCIA – QUEM SÃO E O QUE DIZEM OS PROFESSORES.

Autores

Palavras-chave:

Educação, Bidocência, Libras, Surdos

Resumo

O ensino em bidocência pode ocorrer quando há a presença de dois professores responsáveis pelos mesmos objetivos educacionais. A nomenclatura para essa prática recebe nomes variados como docência compartilhada, co-docência ou bidocência. Nesta investigação procuramos entrevistar profissionais que atuam no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para ouvintes adultos, no formato de bidocência. Os resultados desta pesquisa sugerem que a bidocência no ensino de Libras é tanto um espaço para crescimento e aprendizado profissional quanto para conflitos e, ainda, a identidade profissional desses agentes possui elementos que vão desde a empolgação com a docência, passando pela frustração, por se sentirem desvalorizados, até a total completude pela grandeza do ofício de ensinar.

Biografia do Autor

Artur Moraes da Costa, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professor de Língua Portuguesa Escrita como Segunda Língua para Surdos, , Especialista em Libras e Braille e Mestrando em Estudos Linguísticos pela UFG - GO.

Juliana Guimarães Faria, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Brasil(2011). Investigadora Visitante do Universitat Autònoma de Barcelona - UAB , Espanha

Neuda Alves do Lago, Universidade Federal de Goiás - UFG

English Literature Professor for the Undergraduate Studies in Language and Literature. Letras - UFG Applied Linguistics and Literature Professor for the Graduate Studies in Language and Literature - PPGLL - UFG Language and High Education Professor for the Graduate Studies in Education - PPGE - UFJ

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Publicado

2019-10-13

Como Citar

COSTA, A. M. da; FARIA, J. G.; LAGO, N. A. do. O ENSINO DE LIBRAS EM AMBIENTE DE BIDOCÊNCIA – QUEM SÃO E O QUE DIZEM OS PROFESSORES. Polifonia, [S. l.], v. 26, n. 43, p. 235–256, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/8125. Acesso em: 3 jul. 2024.

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