A representação identitária em letras de músicas d’O Rappa e no livro Os transparentes, de Ondjaki: uma abordagem discursiva

Autores

  • Débora Letícia Silva de Araújo, Jéssica Santana dos Santos e Cesar Augusto de Oliveira Casella polifoniapa@gmail.com

Resumo

Neste artigo analisamos, sob uma abordagem discursiva, a representação da identidade em dois diferentes objetos culturais, ambos tratando de grupos marginalizados. Nesta pesquisa, metodologicamente bibliográfica, investigamos materiais impressos e examinamos de que forma foi construída, discursivamente, a identidade do trabalhador em letras de músicas d’O Rappa, e a identidade nacional angolana em Os Transparentes, de Ondjaki. Partimos das noções teóricas de Discurso e de Identidade, advindas da Análise do Discurso e dos Estudos Culturais, respectivamente. Entendemos o discurso como uma dispersão de enunciados inseridos num contexto sócio-histórico e que constituem uma regularidade e um efeito de sentido, originado na interlocução. Trabalhamos a identidade no contexto da pós-modernidade, fortemente articulada à noção de diferença, e a compreendemos como um processo discursivo, inserido social e historicamente, que se modifica no decorrer do tempo. Nossas análises indicaram que é pela produção de um certo discurso, tanto nas letras quanto no desenvolvimento do romance, que essas obras se transformam em objetos de afirmação de diferentes identidades. Assim, constatamos que as representações de identidades culturais, como significações produzidas através de uma determinada língua, assumem o papel de dar aos grupos populares a que se referem uma consciência de sua identidade e de sua força.

Referências

ANTUNES, R. O caracol e sua concha: ensaios sobre a nova morfologia do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2005.

ANTUNES, R. Século XXI: nova era da precarização estrutural do trabalho? Seminário Nacional de Saúde Mental e Trabalho, 28 e 29 de novembro de 2008. Disponível em: <http://www.fundacentro.gov.br/Arquivos/sis/EventoPortal/AnexoPalestraEvento/Mesa%201%20-%20Ricardo%20Antunes%20texto.pdf>. Acesso em: 18/02/18.

BAGNO, M. Sete erros aos quatro ventos: a variação linguística no ensino de português. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

BAKHTIN, M. A pessoa que fala no romance. In: ____. Questões de Literatura e estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornani Bernardini (et al). 5a ed. São Paulo: Hucited, 2002.

BAKHTIN, M (VOLOCHÍNOV, V. N.). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BARACUHY, M. R. Análise do Discurso e mídia: nas trilhas da identidade nordestina. Revista Veredas. Juiz de Fora, MG, fev. 2010. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2010/04/artigo-131.pdf. Acesso em 08/07/2017.

BAUMAN, Zygmunt (2004). Identidade. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro, Zahar, 2005.

BERND, Z. Literatura e identidade nacional. 3 ed. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2011.

BRANDÃO, H. H. N. Introdução à Análise do Discurso. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2004.

CAMPOS, K. M. O hibridismo cultural à luz das concepções bakhtinianas: inferências possíveis. Web-revista Sociodialeto, Campo Grande, v. 1, n. 6, fev, 2012. www.sociodialeto.com.br. Acesso em 03/08/2016.

FERREIRA, A. A religiosidade na música d'O Rappa (Parte 1): Catequeses, Candidatos e Pescadores. Belém: Monkey Club, 2011.

GREGOLIN, M. R. Identidade: objeto ainda não identificado? Estudos da Linguagem. Vitória da Conquista: UESB, 2007.

HALL, S. Quem precisa da identidade? In: SILVA, T. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

HALL, S. Identidade cultural na pós-modernidade. 12 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

MAINGUENEAU, D. Analisando discursos constituintes. Tradução de Nelson Barros da Costa. Revista do GELNE. vol. 2, n° 2, Universidade Federal do Ceará, 2000.

MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. Tradução de Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MATTELART, A.; NEVEU, É. Introdução aos Estudos Culturais. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2004.

ONDJAKI. Os transparentes. Luanda: Caminho, 2012.

PETTER. M. Linguagem, língua, linguística. In: FIORIN, J. L. Introdução à Linguística: I. Objetos teóricos. 6 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2010.

SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

CESAR AUGUSTO DE OLIVEIRA CASELLA, D. L. S. de A. J. S. dos S. e. A representação identitária em letras de músicas d’O Rappa e no livro Os transparentes, de Ondjaki: uma abordagem discursiva. Polifonia, [S. l.], v. 25, n. 40.2, p. 296–311, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/7759. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Outros lugares