Apresentação

Autores

  • Vinícius Carvalho Pereira e Joana Matos Frias polifoniapa@gmail.com

Resumo

É com grande prazer que apresentamos o volume 25, número 40, da Polifonia, o qual encerra, com distinção técnica e acadêmica, a série de publicações de 2018, ano em que o periódico completa vinte e cinco anos de existência, divulgando saberes produzidos em níveis local, regional, nacional e internacional. Por razões técnicas, o número 40 foi subdividido em 40.1 e 40.2.

Neste último volume comemorativo das “bodas de prata” da Polifonia, apresentamos um rico dossiê, de tema “Literatura e intermedialidade”, o qual congrega estudos sobre as relações entre a linguagem literária e variados suportes e regimes semióticos. Pesquisadores de instituições brasileiras e portuguesas constroem aqui coletivamente uma breve cartografia de encontros, hibridizações e experimentalismos em que a letra se ressignifica frente à imagem e ao som, frequentemente compondo textualidades que transcendem classificações de toda sorte. Centrando-se em múltiplos objetos artísticos que ocupam uma posição fronteiriça entre linguagens, gêneros ou mesmo esferas de circulação – como a erudita e a popular –, os trabalhos que integram este dossiê são tão variados em termos de temas, métodos e referenciais teóricos quanto os fenômenos que se propõem a investigar.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

JOANA MATOS FRIAS, V. C. P. e. Apresentação. Polifonia, [S. l.], v. 25, n. 40.1, p. 6–11, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/7756. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Apresentação