APRENDIZAGEM COLABORATIVA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: FOCO EM INTERAÇÕES FACE A FACE E MEDIADAS PELO COMPUTADOR
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar alguns conceitos sobre aprendizagem colaborativa e seus efeitos na aprendizagem de uma língua estrangeira. Para tanto, serão apresentados os resultados de dois trabalhos. O primeiro focaliza sua investigação na interação ocorrida em sala de aula durante a realização de atividades de correção com os pares. O segundo, por sua vez, investiga as interações realizadas num ambiente de telecolaboração. Esses estudos reforçam a ideia de que a interação e a colaboração contribuem para a aprendizagem de uma língua estrangeira, visto que os aprendizes, por meio dessas interações, assumem um papel mais ativo no processo de aprendizagem de línguas.
Publicado
2018-10-17
Como Citar
FIGUEIREDO, F. J. Q. de. APRENDIZAGEM COLABORATIVA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: FOCO EM INTERAÇÕES FACE A FACE E MEDIADAS PELO COMPUTADOR. Polifonia, [S. l.], v. 25, n. 39.1, p. 165–182, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/7487. Acesso em: 13 nov. 2024.
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