A PALAVRA IDEOLÓGICA: O DISCURSO SOCIAL PARA OS OBJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Shirlei Neves dos Santos shirlei-neves@hotmail.com
    Instituto de Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Campinas Relendo Bakhtin - Mestrado em Estudos de Linguagens Universidade Federal de Mato Grosso
  • Jefferson Ferreira jjhef@yahoo.com.br
  • Lezinete Regina Lemes lezinetelemes@yahoo.com.br
  • Cláudia Graziano Paes de Barros claudiagpbarros@gmail.com

Resumo

Neste artigo objetivamos refletir sobre os conceitos de ideologia e signo ideológico, tomando como referências principais as discussões empreendidas por Bakhtin, Medvedev e Volochinov. Para a reflexão, analisamos um debate tenso em torno do ensino das normas da linguagem padrão e da variação linguística, apresentado no espaço social da mídia impressa e televisiva brasileira, centrado na proposta didática, que contempla uma variação popular da língua portuguesa apresentada em um livro didático direcionado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As discussões fizeram emergir a imagem de língua (portuguesa) constituída por diferentes discursos, especialmente o discurso produzido por um linguista e por uma articulista de uma revista semanal. Nesses discursos, ficou claro que, no centro da arena de luta, estava o uso da palavra “ignorância”, utilizada pelos sujeitos do discurso para desqualificar a postura do outro em relação à noção de língua e ao ensino-aprendizagem de língua portuguesa na esfera escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Bakhtin e o Círculo, ideologia e ideologema, língua portuguesa

ABSTRACT: In this article, based on the contributions of Mikhail Bakhtin and other participants of the Circle, we aim to reflect on the concepts of ideology and ideological sign, taking as main references the discussions undertaken by Bakhtin, Medvedev and Volochinov. To illustrate our understanding of these concepts, we analyze a tense debate regarding the teaching of norms of standard language and linguistic variation, established in the social space of the print and broadcast media in Brazil, centering upon a didactic proposal that contemplates a popular variation of the Portuguese language presented in a textbook guided to the Education of  Young people and Adults (EJA). From the discussions the image of the Portuguese language as constituted by different discourses has emerged, especially the discourse produced by a linguistic and an articulator of a weekly magazine. It because apparent that at the center of the arena of combat of these discourses was the use of the word “ignorance”, employed by the subjects of the discourse to disqualify the posture of the other in relation to his notion of language and the teaching and learning of the Portuguese Language in the school sphere.
KEYWORDS: Ideology and ideologema, (Portuguese) language, teaching object

 

Biografia do Autor

Shirlei Neves dos Santos, Instituto de Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Campinas Relendo Bakhtin - Mestrado em Estudos de Linguagens Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso. Membro-pesquisadora do grupo de pesquisa Relendo Bakhtin (Rebak).

Jefferson Ferreira


Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professor de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso. Membro-pesquisador do grupo de pesquisa Relendo Bakhtin (Rebak).

Lezinete Regina Lemes

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso, do Departamento de Letras. Membro-pesquisadora do grupo de pesquisa Relendo Bakhtin (REBAK) e líder do grupo de Estudo Análise Dialógica dos Discursos.

Cláudia Graziano Paes de Barros

Doutora em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente Adjunto do Programa Pós-graduação em Estudos de Linguagem e do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso. Atuou como parecerista em diversas edições do Programa Nacional do Livro didático (PNLD). Possui pós-doutoramento em Educação pela Universidade de Lisboa, com a investigação sobre Teorias do Discurso Aplicadas à Educação e pós-doutoramento pelo Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, com investigação sobre Ensino-aprendizagem de leitura e escrita no Brasil e em Portugal. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Ensino de Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino-aprendizagem, teorias do discurso, letramento(s), gêneros discursivos e formação de professores.

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Publicado

2013-11-26

Como Citar

SANTOS, S. N. dos; FERREIRA, J.; LEMES, L. R.; BARROS, C. G. P. de. A PALAVRA IDEOLÓGICA: O DISCURSO SOCIAL PARA OS OBJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Polifonia, [S. l.], v. 20, n. 27, 2013. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/717. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê