A PALAVRA IDEOLÓGICA: O DISCURSO SOCIAL PARA OS OBJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Neste artigo objetivamos refletir sobre os conceitos de ideologia e signo ideológico, tomando como referências principais as discussões empreendidas por Bakhtin, Medvedev e Volochinov. Para a reflexão, analisamos um debate tenso em torno do ensino das normas da linguagem padrão e da variação linguística, apresentado no espaço social da mídia impressa e televisiva brasileira, centrado na proposta didática, que contempla uma variação popular da língua portuguesa apresentada em um livro didático direcionado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As discussões fizeram emergir a imagem de língua (portuguesa) constituída por diferentes discursos, especialmente o discurso produzido por um linguista e por uma articulista de uma revista semanal. Nesses discursos, ficou claro que, no centro da arena de luta, estava o uso da palavra “ignorância”, utilizada pelos sujeitos do discurso para desqualificar a postura do outro em relação à noção de língua e ao ensino-aprendizagem de língua portuguesa na esfera escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Bakhtin e o Círculo, ideologia e ideologema, língua portuguesa
ABSTRACT: In this article, based on the contributions of Mikhail Bakhtin and other participants of the Circle, we aim to reflect on the concepts of ideology and ideological sign, taking as main references the discussions undertaken by Bakhtin, Medvedev and Volochinov. To illustrate our understanding of these concepts, we analyze a tense debate regarding the teaching of norms of standard language and linguistic variation, established in the social space of the print and broadcast media in Brazil, centering upon a didactic proposal that contemplates a popular variation of the Portuguese language presented in a textbook guided to the Education of Young people and Adults (EJA). From the discussions the image of the Portuguese language as constituted by different discourses has emerged, especially the discourse produced by a linguistic and an articulator of a weekly magazine. It because apparent that at the center of the arena of combat of these discourses was the use of the word “ignorance”, employed by the subjects of the discourse to disqualify the posture of the other in relation to his notion of language and the teaching and learning of the Portuguese Language in the school sphere.
KEYWORDS: Ideology and ideologema, (Portuguese) language, teaching object