Câmera inquieta de Capitu
Palavras-chave:
, Literatura Comparada, Televisão, Adaptação, Capitu.Resumo
O presente artigo busca discutir a relação artística entre a Literatura e Televisão. O foco é o estudo comparado das referências literárias e das construções audiovisuais do narrador de Capitu (2008), adaptação do livro Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis. A partir da investigação da linguagem cinematográfica e televisiva foi possível perceber que a câmera da microssérie foi capaz de (re)construir a perspectiva dos telespectadores sobre a história contada pelo protagonista televisivo, fazendo com que tudo que é apresentado na tela seja questionado. Desse modo, a ambiguidade presente na narrativa de Casmurro se torna uma característica visual do personagem. Para tanto, foram analisados trechos de dois microcapítulos da adaptação (“Visita de Escobar” e “O contra-regra[1]”). Estes trazem elementos audiovisuais que demonstram a construção gradual da ambiguidade imagética de Dom Casmurro na TV. O porte teórico deste trabalho traz reflexões de Linda Hutcheon (2013), John Gledson (2006), Salvatore D’Onófrio (2006), Valter Bonasio (2002) e Jorge Monclar (2009).
[1] A escrita do microcapítulo “O contra-regra” segue a formatação linguística adotada pela microssérie Capitu (2008), que por sua vez é semelhante à empregada no livro Dom Casmurro (ASSIS, 1994, p.108).
Referências
Referências
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Referência audiovisual
CAPITU. Direção: Luiz Fernando Carvalho. Intérpretes: Maria Fernanda Cândido; Michel Melamed; Eliane Giardini; Letícia Persiles; César Cardadeiro; Bellatrix Serra. Roteiro: Euclydes Marinho; Direção de arte: Raimundo Rodriguez. Rio de Janeiro: Rede Globo de Televisão, 2008, DVD, drama, son., color., 220 min.