Câmera inquieta de Capitu

Autores

  • Evelin Gomes da Silva evyartes@gmail.com
    Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
  • Paulo Custódio de Oliveira paulocustodio@ufgd.edu.br
    Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Palavras-chave:

, Literatura Comparada, Televisão, Adaptação, Capitu.

Resumo

O presente artigo busca discutir a relação artística entre a Literatura e Televisão. O foco é o estudo comparado das referências literárias e das construções audiovisuais do narrador de Capitu (2008), adaptação do livro Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis. A partir da investigação da linguagem cinematográfica e televisiva foi possível perceber que a câmera da microssérie foi capaz de (re)construir a perspectiva dos telespectadores sobre a história contada pelo protagonista televisivo, fazendo com que tudo que é apresentado na tela seja questionado. Desse modo, a ambiguidade presente na narrativa de Casmurro se torna uma característica visual do personagem. Para tanto, foram analisados trechos de dois microcapítulos da adaptação (“Visita de Escobar” e “O contra-regra[1]”). Estes trazem elementos audiovisuais que demonstram a construção gradual da ambiguidade imagética de Dom Casmurro na TV. O porte teórico deste trabalho traz reflexões de Linda Hutcheon (2013), John Gledson (2006), Salvatore D’Onófrio (2006), Valter Bonasio (2002) e Jorge Monclar (2009).


[1] A escrita do microcapítulo “O contra-regra” segue a formatação linguística adotada pela microssérie Capitu (2008), que por sua vez é semelhante à empregada no livro Dom Casmurro (ASSIS, 1994, p.108).

Biografia do Autor

Evelin Gomes da Silva, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Mestre em Literatura e Práticas Culturais pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Letras (PPGL), da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Formada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Pesquisa a relação da Literatura com outros sistemas artísticos e midiáticos, em especial a TV. É integrante do Grupo de Estudo InterArtes. E-mail: evyartes@gmail.com.

Paulo Custódio de Oliveira, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Pós-doutor pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutor em Letras (Teoria da Literatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Letras da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Líder do grupo de pesquisa Estudos em Arte e Literatura Contemporânea. Coordenador do Grupo de Estudo InterArtes e do Laboratório InterArtes de Mídia e Imagem (LIAMI). Pesquisa a relação da Literatura com outros sistemas artísticos e midiáticos. E-mail: paulocustodio@ufgd.edu.br.

Referências

Referências

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Referência audiovisual

CAPITU. Direção: Luiz Fernando Carvalho. Intérpretes: Maria Fernanda Cândido; Michel Melamed; Eliane Giardini; Letícia Persiles; César Cardadeiro; Bellatrix Serra. Roteiro: Euclydes Marinho; Direção de arte: Raimundo Rodriguez. Rio de Janeiro: Rede Globo de Televisão, 2008, DVD, drama, son., color., 220 min.

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Publicado

2018-12-27

Como Citar

SILVA, E. G. da; OLIVEIRA, P. C. de. Câmera inquieta de Capitu. Polifonia, [S. l.], v. 25, n. 40.1, p. 79–99, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/6400. Acesso em: 29 mar. 2024.