Apresentação

Autores

  • Célia Maria Domingues da Rocha Reis polifonia@cpd.ufmt.br
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Maria Elisa Rodrigues Moreira polifonia@cpd.ufmt.br

Palavras-chave:

Estágios Supervisionados em Literatura, Literatura nos Estágios Supervisionados

Resumo

Os dossiês do periódico Polifonia têm sido propostos objetivando colocar em circulação tanto pesquisas de áreas consolidadas, que já contam com um corpo teórico considerável, inserido nas matrizes curriculares, como temas polêmicos, questões nascentes que precisam de espaços efetivos de discussão e de apresentação de experiências realizadas, em andamento e em perspectiva, na busca de alinhar teorias e procedimentos para a construção de um arcabouço de informações diretoras e conformes às necessidades dessas matrizes. Tal é a situação do dossiê organizado para este número 36 do periódico Polifonia, área de Estudos Literários – Estágios Supervisionados em Literatura / Literatura nos Estágios Supervisionados.
O Estágio Supervisionado é um componente curricular exigido legalmente para as licenciaturas, colocando-se, no âmbito da matriz curricular, como o meio que oportuniza ao licenciando contato mais direto com seu futuro campo profissional. Se vislumbrado na esfera das Letras, o Estágio Supervisionado em Literatura foi implementado tardiamente em relação ao Estágio em Língua Portuguesa, embora os cursos de Letras apresentem carga horária equitativa para os estudos linguísticos e para os literários. Esse dado revela a particularidade de docentes do ensino superior desta área implicarem-se menos em questões didáticas, mais nos estudos do texto literário e de suas circunstâncias.
Atualmente, em razão das mudanças curriculares no ensino público, o Estágio Supervisionado tem sido realizado, no ensino médio,no contexto da disciplina de Língua Portuguesa (no ensino fundamental isso já era prática antiga), exceção feita ao ensino privado, colégios de aplicação, entre unidades educacionais específicas. Ocupando esse lugar,alcançado também por dificuldades internas à própria área,será preciso repensar as bases metodológicas nas quais a Literatura, como área artística e de conhecimento, se assenta, para a manutenção de sua autonomia, evitando constituir-se à custa de procedimentos alheios à sua natureza: é preciso encontrar o seu próprio caminho, suas estratégias, consoantes com seus objetos. Daí a importância que assume este número 36 do periódico Polifonia, oferecendo à comunidade científica, nesse tempo de reestruturação curricular, material bibliográfico contendo discussões que envolvem problemas e alternativas apresentadas por profissionais da área.
Foi estimulante, então, receber artigos de colegas de instituições de ensino superior do país, públicas e particulares, tratando de atividades de Estágio Supervisionado em Literatura e, ressalte-se, de disciplina afim, como Didática e Prática de Ensino de Português e Literaturas, apresentando vivências efetivas (e afetivas)realizadas com graduandos em unidades educacionais parceiras, a partir de onde conhecem, observam, questionam o que está posto;estudam, planejam e desenvolvem atividades; compõem os relatos, avaliam a funcionalidade e dificuldade das experiências, apontam soluções; ou apresentam discussões com base na experiência adquirida pelos anos de trabalho. Em todos os casos, apresentam comprometimento político com a área.
Em coerência com esse estado de coisas, da leitura atenta dos artigos voltados ao dossiê avultou um eixo temático predominante, a questão autoral na formação do professor de Letras, tomado como critério para ordenar os artigos do dossiê.

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Publicado

2018-02-28

Como Citar

REIS, C. M. D. da R.; MOREIRA, M. E. R. Apresentação. Polifonia, [S. l.], v. 24, n. 36, p. 8–11, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/6265. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Apresentação