CONCEPÇÕES QUE DIALOGAM ALÉM DO CÍRCULO: LINGUAGEM, INTERAÇÃO, ENUNCIADO CONCRETO, GÊNEROS DISCURSIVOS
Palavras-chave:
LINGUAGEM, ENUNCIADO CONCRETO, GÊNEROS DISCURSIVOSResumo
Este artigo tem como proposta refletir, teoricamente, sobre algumas das principais concepções que atravessam a constituição do que hoje conhecemos como Círculo de Bakhtin e que fizeram parte constitutiva de uma pesquisa de Mestrado. Tais concepções que refletimos são: linguagem, enunciado concreto, gêneros do discurso e a própria noção de Círculo de Bakhtin. Para isso buscamos fundamentação teórico-metodológica nos principais textos dos integrantes do Círculo, em Bakhtin com mais ênfase, que problematizam as concepções supracitadas. Assim, nosso estudo teve como principais fontes teóricas: Bakhtin (2010a, 2010b, 2011 e 2013); Volóchinov (2017); Medviédv (2012) e Volóchinov (1976). Buscamos também diálogo direto com alguns pesquisadores brasileiros como: Brait (2011); Campos, M. (2012); Faraco (2009) e outros.
Referências
BAKHTIN, M. O discurso no romance. In: BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de Estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Bernardini et al. 6 ed. São Paulo: Hucitec, 2010b. p. 71 – 83.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução e notas de Paulo Bezerra. São Paulo, Editora 34, 2016.
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do Ato Responsável. Trad. Valdemir Miotello e Augusto Ponzio. São Carlos: Pedro & João editores, 2010a.
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. BEZERRA, Paulo Bezerra. 5 ed. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2013.
BAKHTIN, M. Formas de Tempo e de Cronotopo no Romance. In: Questões de Literatura e de Estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Bernardini et al. 6 ed. São Paulo: 2010b. p. 211 – 362.
BAKHTIN, M. O problema do Conteúdo, do Material e da Forma na Criação Literária. In: Questões de Literatura e de Estética: a teoria do romance. 6 ed. Trad. Aurora Bernardini et al. São Paulo: 2010b. p. 13 – 70.
BAKHTIN, M. O autor e a personagem na atividade estética. In: Estética da Criação Verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6 ed. São Paulo: WMF, 2011. p. 21 – 90.
BRAIT, B. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. In: Bakhtin: dialogismo e a construção do sentido. 2 ed. Campinas: Unicamp, 2011, p. 87 – 99.
BRAIT, B. Bakhtin e o Círculo. São Paulo: Contexto, 2009.
BRANDIST, C. O dilema de Voloshinov: sobre as raízes filosóficas da teoria do enunciado. In: BRANDIST, C. Repensando o Círculo de Bakhtin. São Paulo: Contexto, 2012.
CAMPOS, E. A dimensão dialógica da linguagem. Vertentes (São João Del-Rei), v. 30, p. 191 – 201, 2007.
CAMPOS, M. I. B. A questão da arquitetônica em Bakhtin: um olhar para os materiais didáticos de Língua Portuguesa. Filologia, Linguística e Português, n 14 (2), 2012. p. 247 – 263.
FARACO, C. A. Linguagem & diálogo: as ideias lingüísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.
GEGe - Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso. Palavras e contrapalavras: Glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João editores, 2009.
MEDVIÉDEV, P. N. A linguagem poética como objeto da poética. In: O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Trad. Ekheterina Américo e Sheila Grillo. São Paulo: Contexto, 2012. p. 131 – 164.
MEDVIÉDEV, P. N. Os elementos da construção artística. In: O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Trad. Ekheterina Américo e Sheila Grillo. São Paulo: Contexto, 2012. p. 193 – 207.
VOLÓCHINOV, V. N. Discurso na vida e discurso na arte (sobre a poética sociológica). Trad. Carlos Alberto Faraco e Cristovão Tezza, para uso didático, com base na tradução inglesa de I. R. Titunik. Discourse in Life and Discourse in Art – Concerning Sociological Poetics. In: V. N. Voloshinov, Freudism. New York: Academic Press, 1976. [1 ed. russa 1926]
VOLÓCHINOV, Valentin N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.