Estigma e preconceito na escola: relatos de imigrantes
Palavras-chave:
Interculturalidade, Minorias, Estigma.Resumo
É nossa intenção neste texto provocar um debate que amplie a discussão sobre a discriminação e o preconceito no contexto escolar, geralmente direcionado àqueles considerados “diferentes”. Fazemos isso apoiados no argumento de que tanto a escola quanto os professores e a comunidade, face às transformações sociais, políticas e econômicas contemporâneas, precisam urgentemente desenvolver uma orientação intercultural com vistas a mediar os conflitos que atravessam a escola em sentido amplo e, de maneira mais restrita, a sala de aula. Por “orientação intercultural” entende-se, grosso modo, encorajar uma aprendizagem voltada para a diversidade, a pluralidade e o respeito ao outro, sobretudo em contextos de minorias linguísticas e culturais, em que estão sempre presentes o estigma, o preconceito e as atitudes negativas em relação às pessoas que não representam o padrão esperado na sociedade. Esperamos com essa abordagem sensibilizar a escola, os professores e a comunidade em geral para o desenvolvimento de posturas e ações pedagógicas que possam reduzir ou, quem sabe, até eliminar o sofrimento do cotidiano dos alunos em razão de qualquer tipo de discriminação e preconceito.Referências
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