Reading on mobile digital screens: does text presentation mode affect comprehension?

Autores

  • Janaina Weissheimer janaina.weissheimer@gmail.com
  • Mahayana Godoy mgodoy@cchla.ufrn.br
  • Renata Callipo renatacallipofj@gmail.com
  • Lígia Leite profaligialeite@gmail.com
  • Diêgo César Leandro leandrodiegocesar@gmail.com
  • Nery Adamy Neto neryadamy2013@gmail.com
  • Déborah Tavares debinhalouise@hotmail.com
  • Ailson Oliveira ajtull1312@gmail.com

Palavras-chave:

dispositivos móveis, compreensão de leitura, spritz

Resumo

À medida que os dispositivos móveis tornam-se menores e mais atraentes para os leitores, o uso da tecnologia para melhorar a eficiência de leitura em termos de velocidade e compreensão aumenta em popularidade. Uma questão importante a ser abordada é se a maneira como os textos são apresentados na tela móvel tem qualquer impacto sobre a compreensão da leitura. No presente estudo, examinamos se existem diferenças na compreensão de leitura usando Spritz - uma ferramenta digital que apresenta palavras uma de cada vez na tela, em velocidades diferentes - em comparação com a leitura convencional de hipertextos. Catorze participantes (idade média 25.5, 7 homens) participaram do experimento, lendo dois textos usando Spritz e dois hipertextos de forma convencional. Os sujeitos tinham três minutos para ler cada texto e cinco minutos adicionais para responder a sete questões de múltipla escolha sobre cada texto. Os resultados mostram que a forma como os textos foram apresentados (Spritz ou hipertexto) não afetou o desempenho dos participantes na prova de compreensão de leitura.

Biografia do Autor

Janaina Weissheimer

Professora adjunta do Departamento de Línguas Estrangeiras. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Mahayana Godoy

Professora adjunta do Departamento de Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Renata Callipo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  renatacallipofj@gmail.com

Diêgo César Leandro

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA – Brasil). 

Nery Adamy Neto

Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Evangélica del Paraguay e professor da Faculdade Maurício de Nassau, em Natal, Rio Grande do Norte. 

Déborah Tavares

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da UFRN (bolsista CAPES).

Ailson Oliveira

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da UFRN e professor no Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

BENEDETTOA, S.; CARBONEA, A.; PEDROTTIC, M.; LE FEVREA, K.; BEYA, L.; BACCINOA, T. Rapid serial visual presentation in reading: The case of Spritz. Computers in Human Behavior, p 352–358, 2015.

BLAKE, R. Current trents in online learning. Annual Review of Applied Linguistics, 31, p. 19-35, 2011.

BOSCH, T. E. Using online social networking for teaching and learning: Facebook use at the University of Cape Town. Communicatio: South African Journal for Communication Theory and Research, 35:2, p. 185-200, 2009. DOI: 10.1080/02500160903250648.

BRYSBAERT, M.; NAZIR, T. Visual constraints in written word recognition: evidence from the optimal viewing-position effect. Journal of Research in Reading, Volume 28, Issue 3, p 216–228, 2005.

CHANCEAUXA, M.; MATHÔTA, S.; GRAINGERA, J. Flank to the left, flank to the right: Testing the modified receptive field hypothesis of letterspecific crowding. Journal of Cognitive Psychology, 2013.

CLIFTON JR, C.; FERREIRA, F.; HENDERSON, J. M.; INHOFF, A. W.; LIVERSEDGE, S. P.; REICHLE, E. D.; SCHOTTER, E. R. Eye movements in reading and information processing: Keith Rayner’s 40 year legacy. Journal of Memory and Language, n. 86, p. 1-19, 2016.

COLEMAN, C.; LINDSTROM, J.; NELSON, J.; LINDSTROM, W.; GREGG, K.N. Passageless comprehension on the Nelson-Denny Reading Test: Well above chance for university students. Journal of Learning Disabilities, 43: 244, 2010.

DINGLER, T.; SHIRAZI, A.S.; KUNZE, K.; SCHMIDT, A. Assessment of stimuli for supporting speed reading on electronic devices. Proceedings of the 6th Augmented Human International Conference. New York, 2015. p. 117-124.

EHRLICH, S. F.; RAYNER, K. Contextual effects on word perception and eye movements during reading. Journal of Verbal Learning and Verbal Behavior, 20, 641-655, 1981.

FRAZIER, L.; RAYNER, K. Making and correcting errors during sentence comprehension: Eye movements in the analysis of structurally ambiguous sentences. Cognitive Psychology, 14, 178-210, 1982.

GARROD, S.; FREUDENTHAL, D.; BOYLE, E. The role of different types of anaphor in the online resolution of sentences in discourse. Journal of Memory and Language, 33, 39-68, 1994.

GODOY, M. C.; FRANÇOZO, E.; FERREIRA, A. Alternativas metodológicas para o estudo da anáfora conceitual. Signum: estudos da linguagem, v. 16, p. 125-148, 2013.

HUCKAUF, A.; NAZIR, T. How odgcrnwi becomes crowding: Stimulus-specific learning reduces crowding. Journal of Vision 7(2):18, 1–12, 2007.

JUOLA, J.F.; WARD, N.J.; MCNAMARA, T. Visual search and reading of rapid serial presentations of letter strings, words, and text. Journal of Experimental Psychology: General, 111, p. 208-227, 1982.

KESSLER, G.; BIKOWSKI, D.; BOGGS, J. Collaborative writing among second language learners in academic web-based projects. Language Learning and Technology, v. 16, number 1, p. 91-109, 2012. Disponível em: <http://llt.msu.edu/issues/february2012/kesslerbikowskiboggs.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2012.

KOORNNEEF, A. W. Eye-catching anaphora. Tese de Doutorado (Universidade de Utrecht), 357 p., 2008.

LEANDRO, D. C. Escrita colaborativa com Google Docs: flash fiction, noticing e aprendizagem de inglês como L2. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.

MAZER, J.P.; MURPHY, R. E.; SIMONDS, C. J. The effects of teacher selfdisclosure via Facebook on teacher credibility. Learning, Media and Technology, Vol. 34, No. 2, 175–183, 2009.

McCLELLAND, J. L.; O’Regan, J. K. Expectations increase the benefit derived from parafoveal visual information in reading words aloud. Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance, 7, p. 634-644, 1981.

MOORES, E.; CASSIM, R.; TALCOTT, J.B. Adults with dyslexia exhibit large effects of crowding, increased dependence on cues, and detrimental effects of distractors in visual search tasks, Neuropsychologia, 49, p. 3881– 3890, 2011.

NAZIR, T.A. Traces of print along the visual pathway. In: KENNEDY, A.; RADACH, R.; HELLER, D.; PYNTE, J. (eds.). Reading as a Perceptual Process. Elsevier, 2000. p. 3-22.

O’REGAN, J. K.; LÉVY-SCHOEN, A.; A., PYNTE, J., BRUGAILLE`RE, B. Convenient fixation location within isolated words of different length and structure. Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance, v. 10, n. 2, p. 250-257, 1984.

PELLI, D. G.; PALOMARES, M.; MAJAJ, N. J. Crowding is unlike ordinary masking: Distinguishing feature integration from detection. Journal of Vision, 4(12):12, 1136–1169, 2004.

POTTER, M.C.; KROLL, J.F.; HARRIS, C. Comprehension and memory in rapid sequential reading. In R.S. Nickerson (Ed.). Attention and performance, Vol. VIII, p. 395-418. Hillsdale, Erlbaum, 1980.

RAYNER, K., CHACE, K., SLATTERY, T.J. Eye Movements as Reflections of Comprehension Processes in Reading. Scientific Studies of Reading, 10(3), 241-255, 2006.

RAYNER, K.; KAMBE, G.; DUFFY, S. A. The effect of clause wrap-up on eye movements during reading. The Quarterly Journal of Experimental Psychology, 53, 1061–1080, 2000.

RAYNER, K.; SCHOTTER, E.; MASSON, M.E.J.; POTTER, M.C.; TREIMAN, T. So Much to Read, So Little Time: How Do We Read, and Can Speed Reading Help? Psychological Science in the Public Interest, 2016, Vol. 17(1) 4–34, 2016.

RIBEIRO, A. E. Produção de textos e ambientes digitais colaborativos: relato de caso em curso de Engenharia do CEFET-MG. In: Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2010, Fortaleza. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/cobenges-anteriores/2010/artigos-2010/artigos-publicados_12>. Acesso em: 10 jul. 2013.

ROSEN, L. Reaching students: a hybrid approach to language learning. In: OXFORD, Raquel; OXFORD, Jeffrey (Eds.). Second Language Teaching and Learning in the Net Generation. Honolulu: University of Hawai‟i, National Foreign Language Resource Center, 2009, p. 65-84.

SCHOTTER, E.R.; TRAN, R.; RAYNER, K. Don’t believe what you read (only once): Comprehension is supported by regressions during reading. Psychological Science, 25, 1218-1226, 2014.

SERENO, S.C.; O’DONNELL, P.J.; RAYNER, K. Eye movements and lexical ambiguity resolution: Investigating the subordinate bias effect. Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance, 32, p. 335-350, 2006.

SHAYWITZ, S. Overcoming Dyslexia: a new and complete science-based program for reading problems at any level, Vintage, 2005.

SOARES, W. C. S. A aprendizagem de inglês mediada por jogos eletrônicos do tipo MMORPG. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.

VITU, F.; O’REGAN, J.K.; MITTAU, M. Optimal landing position in reading isolated words and continuous text. Perception and Psychophysics, 47, 583-600, 1990.

WEISSHEIMER, J.; SOUSA, L.A. O desenvolvimento da produção oral em inglês como L2 mediado pelo Voicethread em contexto híbrido de aprendizagem. Revista de Estudos Anglo Americanos, 42, 2014.

WEISSHEIMER, J.; LEANDRO, D.C. Facebook e aprendizagem híbrida de inglês na universidade. In: LEFFA, Vilson; ARAÚJO, Júlio. (Org.). Redes sociais e ensino de línguas: o que temos a aprender? São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 123-136.

ZWAAN, R. A.; RADVANSKY, G. A. Situation models in language comprehension and memory. Psychological Bulletin, 123, 162–185, 1998.

Downloads

Publicado

2018-01-14

Como Citar

WEISSHEIMER, J.; GODOY, M.; CALLIPO, R.; LEITE, L.; LEANDRO, D. C.; NETO, N. A.; TAVARES, D.; OLIVEIRA, A. Reading on mobile digital screens: does text presentation mode affect comprehension?. Polifonia, [S. l.], v. 24, n. 35/2, p. 50–67, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/6068. Acesso em: 26 abr. 2024.