Pré-testagem ao Exame de Proficiência para professores de língua estrangeira (EPPLE): desenho e desafios tecnológicos para avaliação de proficiência oral em dispositivos tecnológicos móveis

Autores

  • Douglas Altamiro Consolo dconsolo@terra.com.br
  • Débora Mieko Aguena debora.aguena@gmail.com

Palavras-chave:

Avaliação, pré-testagem, proficiência oral

Resumo

Neste artigo, relatam-se as etapas de elaboração do Pré-Teste para o EPPLE, o Exame de Proficiência para Professores de Línguas Estrangeiras. Empenham-nos em desenvolver um Pré-Teste online para o EPPLE, no site LingtClassroom, que contempla somente as habilidades de compreensão e produção oral, para orientar candidatos ao exame sobre seus níveis de proficiência e a faixa de proficiência provável no EPPLE. Por meio do resultado no Pré-Teste, professores-candidatos podem optar por realizar o exame ou, primeiramente, desenvolver suas competências nas línguas que ensinam, com a expectativa de atingirem níveis mais altos de proficiência linguística no EPPLE. São discutidos aspectos da avaliação de proficiência oral em meios eletrônicos e alguns desafios enfrentados em relação ao funcionamento do Pré-Teste em dispositivos tecnológicos móveis.

Biografia do Autor

Douglas Altamiro Consolo

Doutor em Linguística Aplicada pela University of Reading em 1996. Professor Adjunto - Nível III, em RDIDP, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente visitante no CELE (Centro de Enseñanza de Lenguas Extranjeras) na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), com bolsa da PROPG/UNESP em 2012.  dconsolo@terra.com.br

Débora Mieko Aguena

Discente do curso de Letras Inglês-Português no IBILCE/UNESP. Tem experiência na área de Literatura, Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa.

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Publicado

2018-01-14

Como Citar

CONSOLO, D. A.; AGUENA, D. M. Pré-testagem ao Exame de Proficiência para professores de língua estrangeira (EPPLE): desenho e desafios tecnológicos para avaliação de proficiência oral em dispositivos tecnológicos móveis. Polifonia, [S. l.], v. 24, n. 35/2, p. 30–49, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/6067. Acesso em: 20 abr. 2024.