O potencial de grupo tutoriado no WhatsApp para o fomento de diálogos colaborativos e aquisição de vocabulário em língua estrangeira

Autores

  • Gabriela Marques-Schäfer gabrielamarques@yahoo.com
    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Tecnologias móveis, aprendizagem de língua estrangeira, diálogo colaborativo

Resumo

O presente artigo discute os limites e as possibilidades de trabalho com tecnologias móveis e foca especialmente em uma pesquisa realizada a partir do uso de um grupo no aplicativo WhatsApp como suporte tecnológico para o fomento de diálogos colaborativos em língua estrangeira entre alunos, professor e tutor e aquisição de vocabulário por parte dos alunos (cf. BIEBIGHÄUSER, 2015; MARQUES-SCHÄFER, 2013). Trata-se de uma pesquisa-ação (cf. BENITT, 2015; CASPARI et al. 2007) que contou com a participação de alunos de uma universidade pública do Rio de Janeiro, de uma professora e uma tutora. Os resultados mostram as experiências dos alunos com tecnologias móveis, a motivação para aprender alemão a partir de um projeto inovador e o potencial das trocas linguísticas realizadas via aplicativo no processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Gabriela Marques-Schäfer, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorado (2012) em Linguística Aplicada pela Justus-Liebig-Universität Gießen, Alemanha. Professora Adjunta de Língua Alemã na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

AMRY, Aicha Blench. The Impact of whatsapp mobile social learning on the achievement and attitudes of female students compared with face to face learning in the classroom. European Scientific Journal, v.10, 22, p. 116-136, 2014.

ARAÚJO E SÁ, Maria Helena; MELO, Silvia. Del caos a la creatividad: los chats entre lingüístas y didactas. In: LÓPEZ ALONSO, Covadonga; SÉRÉ, Arlette (Org.). Nuevos géneros discursivos: los textos electrónicos. Madrid: Biblioteca Nuevas, 2003. p. 45-61.

______.; MELO-PFEIFER, Silvia. Co-construcción de saberes lingüísticos en los chats plurilingües en lenguas románicas. In: LÓPEZ ALONSO, Covadonga; BARRIO, María Matesanz del (Org.). Las plataformas de aprendizaje. Madrid: Biblioteca Nueva, 2009. p. 225-251.

Beisswenger, Michael. Sprachhandlungskoordination in der Chat-Kommunikation. Berlin, New York: Gruyter, 2007.

BENITT, Nora. Becoming a better teacher. Tübing: Narr, 2015.

BIEBIGHÄUSER, Katrin. DaF-Lernen mit Apps. German as foreign language, v.2, p. 1-14, 2015.

BIEBIGHÄUSER, Katrin; MARQUES-SCHÄFER, Gabriela. DaF-Lernen online: Die Chat-Angebote des Goethe-Instituts. JETZT Deutsch lernen und Second Life. InfoDaF, 5, 36, p. 411-428, 2009.

BIEBIGHAUSER, KATRIN; MARQUES-SCHÄFER, GABRIELA. Aspekte der Mündlichkeit in der WhatsApp-Interaktion zwischen brasilianischen Deutschlernenden und angehenden DaF-Lehrenden. Deutsch als Fremdsprache, v. 2, p. 76-86, 2017.

BOUHNIK, Dan; DESHEN, Mor. Whatsapp goes to school: mobile instant messaging between theachers and students. Journal of information technology education, 13, p. 217-231, 2014.

BULL, Prince Hycy. Cognitive Constructivist Theory of Multimedia: Designing Teacher-Made Interactive Digital. Creative Education, v. 4, n. 9, p. 614-619, 2013. Disponível em http://file.scirp.org/pdf/CE_2013091013244338.pdf. Acesso em: 14 nov. 2016.

CASPARI, Daniela; HELBIG, Beate; SCHMELTER, Lars. Forschungsmethoden: Explorativ-interpretatives Forschen. In: BAUSCH, Karl-Richard; CHRIST, Herbert; KRUMM, Hans-Jürgen. (Org.). Handbuch Fremdsprachenunterricht. 5. Aufl. Tübingen: A. Francke, 2007. p. 499-506.

CRYSTAL, David. Language and the Internet. Cambridge: C.U.P, 2001.

DONALDSON, Julia; SCHEFFLER, Axel. Der Grüffelo. Erfurt, Beltz & Gelberg, 2012.

FALK, Simon. Ap(p)ropos mobil – Über den Einsatz von Apps im DaF-Unterricht. Biebighäuser, 15-31, 2015.

FEICK, Diana. Mehr als nur Apps. Mobiles Lernen im DaF-Unterricht. Fremdsprache Deutsch, 53, p. 14-18, 2015.

G1 (2015a). Lei proíbe celulares em escolas públicas. Disponível em http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015/12/lei-que-proibe-uso-de-celulares-nas-escolas-publicas-do-ac-e-sancionada.html. Acesso em: 17 mar. 2016.

G1 (2015b). WhatsApp chega a 900 milhões de usuários. Disponível em http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/09/whatsapp-chega-900-milhoes-de-usuarios.html. Acesso em: 20 mar. 2015.

GUTIÉRREZ-COLON PLANA, M.; ESCOFET, M. Isabel Gilbert; FIGUERAS, Idoia Triana; GIMENO, Ana; APPEL, Christine;

HOPKINS, Joseph. Improving learners’ reading skills through instant short messages: a sample study using WhatsApp. In: Global perspectives on Computer-Assited Language Lerning. 4. ed. Glasgow: Scottish Exhibition Center in Glasgow, 2013. p. 80-84.

HAHN, Kathrin. Tablets im DaF-Unterricht. Das digitale Klassenzimmer, 2015. Disponível online em: https://www.goethe.de/de/spr/mag/20516230.html Acesso em: 17 mar. 2016.

KAIESKI, Naira; GRINGS, Jacques Andre; FETTER, Shirlei Alexandra. Um estudo sobre as possibilidades pedagógicas de utilização do WhatsApp. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, n. 2, p. 1-10, dez. 2015.

LONG, Michael H. Input, interaction, and second-language acquisition. In: WINITZ, H. (Org.). Native language and foreign language acquisition. Annals of the New York Academy of Sciences, 379, p. 259-278, 1981.

MARQUES-SCHÄFER, Gabriela. Deutsch lernen online: Eine Analyse interkultureller Interaktionen in einem didaktisierten Chat. Tübingen: Narr, 2013.

MARQUES-SCHÄFER, GABRIELA; MELLO, DEBORAH. Ações e reflexões sobre o uso de um grupo de Whatsapp tutoriado para aprendizagem de língua Estrangeira. Revista Entrelínguas, v. 2, 163-178, 2016.

PICA, Teresa. Research on negotiation: what does it reveal about second-language learning conditions, processes and outcomes? Language Learning, 44 (3), p. 493-527, 1994.

PLATTEN, Eva. Chat-Tutoren Didaktischen Chat-Raum. Sprachliche Hilfen und Moderation. In: LEGUTKE, Michael; RÖSLER, Dietmar (Hrsg.). Fremdsprachenlernen mit digitalen Medien. Tübingen: Narr., 2003. p. 145-177

RAMBE, Patient; BERE, Aaron. Using mobile instant messaging to leverage learner participation and transform pedagogy at South African University of Technology. British Journal of Educational Technology, v. 44, n. 4, p. 544-561, 2013.

REBELO, Ida Maria. Interação em ambientes virtuais: negociação e contrução de conhecimento em Português como Segunda Língua. 248f. Tese (Doutorado em Letras) – Centro de Teologia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2006.

RÖSLER, Dietmar. E-Learning Fremdsprachen – eine kritische Einführung. Stauffenburg: Tübingen, 2004. 246 p.

ROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria; MARQUES-SCHÄFER, Gabriela. Tecnologias móveis e o ensino de línguas estrangeiras: explorando conceitos e práticas. RODRIGUES, Rosana; FERRARETO, Lourenço (Org.). Temas e Rumos nas Pesquisas em Linguística (Aplicada): Questões empíricas, éticas e práticas. Campinas: Pontes, v. 2, 122-141, 2017.

SOUZA, Carlos Fabiano de. Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de língua inglesa. Texto livre, v. 8, 1, 39-50, 2015.

SWAIN, Merrill. Three functions of output in second language learning. In: COOK, Guy; SEIDLHOFFER, Barbara (Org.). Principles and practise in applied linguistics: studies in honour of H.G. Widdowson. Oxford: O.U.P., 1995. p. 125-144.

______. The output hypothesis and beyond: Mediating acquisition through collaborative dialogue. In: LANTOLF, James P. (Org.). Socialcultural theory and second language learning. New York: O.U.P., 2000. p. 97-114.

THISSEN, F. et al. Mobiles Lernen in der Schule. E-Book, 2013. Acesso em: 17 mar. 2016.

TUDINI, Vincenza. Negotiation and intercultural learning in Italian native speaker chat rooms. Modern Language Journal, 91, 4, p. 577-601, 2007.

UNESCO. Reading in the mobile era: a study of mobile reading in developing countries, 2014. Disponível online em: http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002274/227436E.pdf. Acesso em: 17 mar. 2016.

WORLD BANK. eTransform Africa: The transformational use of information and communication technologies in Africa, 2012. Disponível online em: http://siteresources.worldbank.org/EXTINFORMATIONANDCOMMUNICATIONANDTECHNOLOGIES/Resources/282822-1346223280837/MainReport.pdf. Acesso em: 17 mar. 2016.

Downloads

Publicado

2018-01-14

Como Citar

MARQUES-SCHÄFER, G. O potencial de grupo tutoriado no WhatsApp para o fomento de diálogos colaborativos e aquisição de vocabulário em língua estrangeira. Polifonia, [S. l.], v. 24, n. 35/2, p. 10–29, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/6066. Acesso em: 20 abr. 2024.