Quando o sujeito se põe a navegar: Sur l’Eau, de Guy de Maupassant
Palavras-chave:
Jornal íntimo, escrita de si, loquacidade.Resumo
Escrito em finais de Oitocentos, à maneira de um jornal íntimo, Sur l’eau coloca em cena um sujeito que se põe a falar, sobre si e sobre o mundo, enquanto seu iate Bel Ami avança pelo mar Mediterrâneo. A hipótese de leitura que aqui proporei, graças a uma hermenêutica composta por cenas maupassantianas, é aquela de uma relação bastante íntima entre compulsão da/pela palavra e fluxo marítimo, como se o sujeito navegante fosse lançado à palavra e ao discurso pelo próprio movimento físico do navegar.
Referências
BEAUJOUR, Michel. Miroirs d’encre. Rhétorique de l’autoportrait. Paris : Seuil, 1980
DIDEROT, Denis. Œuvres. Esthétique-Théâtre. Tome IV. Paris : Robert Laffont, 1996
FLAUBERT, Gustave. Dictionnaire des idées reçues. Paris : Le livre de poche, 1993
FUMAROLI, Marc. L’art de la conversation, ou le Forum du royaume.La diplomatie de l’esprit. Paris : Hermann, 1994, p.283-320
LEJEUNE, Philippe. Le journal comme « antifiction ». Poétique, 2007/1, no.149. p.3-14
MAUPASSANT, Guy. Pierre et Jean. Québec: La Bibliothèque électronique du Québec, Collection À tous les vents, volume 356 : version 1.01, s.d.
MAUPASSANT, Guy. Sur l’Eau. Paris: Gallimard, 1993
MORTIER, Roger. La poétique des ruines en France. Ses origines, ses variations de la Renaissance à Victor Hugo. Genève : Droz, 1974
SAINT-PIERRE, Bernardin. Etudes de la nature. Paris : Philippe Libraire, 1825