Autor e leitor: identidades do professor de Literatura em formação – experiências com o estágio supervisionado em Letras

Autores

  • Ana Crelia Penha Dias anacrelia@gmail.com
    Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • André Luís Mourão de Uzêda andreuzeda@gmail.com
    Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Coelho Araripe de Paula Gomes umamaria84@gmail.com
    Universidade Federal do rio de Janeiro

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, ensino de Literatura, formação de professores

Resumo

No painel educacional brasileiro, o estágio supervisionado reflete questões de lacuna da formação inicial e de antecipação dos problemas da profissão docente. Neste cenário, professores regentes de estágio precisam atuar também na formação dos licenciandos e, no trato com a literatura, é necessário potencializar a dimensão de leitor literário e de autor das práticas pedagógicas que serão realizadas. Este artigo traz reflexões acerca dessa experiência com formação de futuros professores de Literatura e propõe alguns caminhos para pensar a relação do licenciando com a leitura literária e com a ocupação de um espaço de autoria de seus trabalhos na escola. Para isso, serão apresentados relatos de duas experiências com estágio supervisionado em Letras no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Ana Crelia Penha Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Letras, líder do grupo de Pesquisa Literatura e Educação Literária, registrado no CNPq.

André Luís Mourão de Uzêda, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Colégio de Aplicação da UFRJ, Mestre em Ciência da Literatura e membro do grupo de pesquisa Literatura e Educação Literária

Maria Coelho Araripe de Paula Gomes, Universidade Federal do rio de Janeiro

Professor do Colégio de Aplicação da UFRJ, Mestre em Literatura Brasileira e membro do grupo de pesquisa Literatura e Educação Literária

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Publicado

2018-02-28

Como Citar

PENHA DIAS, A. C.; MOURÃO DE UZÊDA, A. L.; ARARIPE DE PAULA GOMES, M. C. Autor e leitor: identidades do professor de Literatura em formação – experiências com o estágio supervisionado em Letras. Polifonia, [S. l.], v. 24, n. 36, p. 13–27, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/4988. Acesso em: 6 maio. 2024.