Cenas da formação de professores de língua e literatura no Curso de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Autores

  • Marcos Scheffel marcos.scheffel53@gmail.com
    Faculdade de Educação - UFRJ

Palavras-chave:

Formação de professores, ensino de literatura, leitura

Resumo

Com base na minha atuação como professor de Didática e Prática de Ensino de Português e Literaturas na UFRJ e em estudos sobre a mudança do perfil dos alunos de graduação, aponto alguns problemas relacionados à formação de professores num curso marcado pela valorização da formação do pesquisador em detrimento da formação do professor. Nesse contexto, as questões ligadas ao ensino ficam delegadas às disciplinas ofertadas pela Faculdade de Educação, que ainda guardam um caráter final, de complemento da formação. A constatação da ausência de discussões teóricas sobre o ensino de literatura é comprovada por meio de vários relatos escritos dos estudantes quando do ingresso na disciplina de Didática de Português e Literaturas. Esses mesmos relatos também trazem importantes informações sobre a mudança do perfil dos estudantes da Faculdade de Letras da UFRJ, que hoje são em sua maioria moradores da periferia do Rio de Janeiro e oriundos de famílias com pouca escolaridade. Em meio a essa realidade complexa, parecia importante recompor as trajetórias singulares desses jovens leitores e futuros professores. Foi nesse momento que o contato com o livro Os jovens e a leitura (2008), da pesquisadora francesa Michèle Petit, possibilitou pôr em cena várias percepções da leitura. Segundo Petit, a leitura pode tanto contribuir para gerar identidades complexas, objetivo que deve ser perseguido pelos formadores de leitores, como pode gerar problemas identitários, como o sentimento de achar a sua cultura de origem inferior. As principais conclusões deste trabalho apontam para a necessidade de as licenciaturas em Letras reverem suas práticas de formação de leitores nos próprios cursos.

Biografia do Autor

Marcos Scheffel, Faculdade de Educação - UFRJ

Professor da Faculdade de Educação da UFRJ. Supervisor de estágio dos alunos de Letras que cursam a disciplina de Didática e Prática de Ensino de Português e Literaturas.

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Publicado

2018-02-28

Como Citar

SCHEFFEL, M. Cenas da formação de professores de língua e literatura no Curso de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Polifonia, [S. l.], v. 24, n. 36, p. 41–53, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/4968. Acesso em: 6 maio. 2024.