Estágio Supervisionado em Literatura: um relato de experiência na UTFPR – Curitiba

Autores

  • Mirelle Mussi Giri mirellemussi@hotmail.com
    Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Curitiba - UTFPR-Curitiba
  • Alice Atsuko Matsuda aliceamatsuda@gmail.com
    Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Curitiba - UTFPR-Curitiba Bolsista da Capes/ Programa: 227 - Pesquisa Pós-doutoral no Exterior/ Processo - 88881.119696/20161

Palavras-chave:

Formação docente, ensino de literatura, estágio supervisionado.

Resumo

Neste artigo relatamos, a partir de um caso prático, o processo formativo do professor de literatura em língua portuguesa no curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba. Para tanto, descrevemos, a partir de documentos oficiais, como se dá a formação do professor de literatura na disciplina de Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa II, apresentamos brevemente as concepções teóricas básicas sobre as quais essa formação se constrói e relatamos o estágio realizado por uma dupla de discentes. De modo a atingir esses objetivos, adotamos, para a elaboração deste artigo, de natureza descritiva, a pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado, verificamos que a disciplina mescla questões conceituais e práticas que privilegiam uma formação crítico-reflexiva a partir da leitura dirigida de textos teóricos e documentos oficiais no que diz respeito ao ensino de literatura. Observamos que o processo formativo possibilitado aos discentes preocupa-se em dar uma base de conhecimento cidadã e que, embora essa formação docente envolva contextos adversos, oportuniza desenvolvimento das competências e habilidades profissionais necessárias ao futuro docente, exercendo seu papel como educador e na formação cidadã dos discentes, colaborando na transformação da sociedade para que seja justa e igualitária.

Biografia do Autor

Mirelle Mussi Giri, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Curitiba - UTFPR-Curitiba

Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e em Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2016). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de inglês como língua estrangeira. Atuou como professora bolsista da Capes no Programa Idiomas sem Fronteiras - Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba, e no Programa de Monitoria da mesma instituição. Seus estudos priorizam as áreas de formação docente e de línguas estrangeiras modernas.

Alice Atsuko Matsuda, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Curitiba - UTFPR-Curitiba Bolsista da Capes/ Programa: 227 - Pesquisa Pós-doutoral no Exterior/ Processo - 88881.119696/20161

Pós-doutoranda pela Universidade de Coimbra/Portugal, com auxílio Capes, Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), professora titular - Adjunto 3 - da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL). Participa como lider do Grupo de Pesquisa Literatura Infantil e Juvenil: análise literária e formação do leitor e como membro dos Grupos de Pesquisas Discursos sobre Trabalho, Tecnologia e Identidades; Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GRUPLA). Curitiba-PR, Brasil, alicem@utfpr.edu.br

Referências

AGUIAR, V. T.; BORDINI, M. G. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

ARCHANJO, R. Globalização e Multilinguismo no Brasil: competência linguística e o programa Ciência sem Fronteiras. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 621-656, jul. 2015.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União. 248. ed. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1. p. 27833.

_____. Parecer CNE/CES nº 492, de 04 de abril de 2001. Diário Oficial da União. 131. ed. Brasília, DF, 09 jul. 2001. Seção 1, p. 50.

CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. In: Ciência e Cultura, São Paulo, v. 24, n.9, p. 803-809, set. 1972.

_____. O direito à literatura. In: _____. Vários escritos. 3.ed. rev. ampl. São Paulo: Duas Cidades, 1995. p. 235-63.

GIRI, M. M. Relatório final de estágio curricular obrigatório em língua portuguesa II do curso de Letras da UTFPR. Curitiba, 2015.

LIMA FILHO, D. L.Dimensões e limites da globalização. Petrópolis: Vozes, 2004.

MATSUDA, A. A. Tecendo a aula de português. In: _____; OLIVEIRA, V. da S. (Org.). Educação Literária em foco:entre teorias e práticas. Grupo de pesquisa CRELIT-UENP-CP, 2008. p. 60-70.

MORENO, Ana Carolina. Brasil cai em ranking mundial de educação em ciências, leitura e matemática. G1, 06 dez. 2016, Educação. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/brasil-cai-em-ranking-mundial-de-educacao-em-ciencias-leitura-e-matematica.ghtml. Acesso em 06 jan. 2018.

PARANÁ. Secretaria de Estadoda Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica:língua portuguesa. Curitiba: SEED PR, 2008.

PISA em foco 2. Melhorando o desempenho a partir dos níveis mais baixos. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/pisaproducts/pisainfocus/48488426.pdf. Acesso em: 06 jan. 2018.

SOUSA, C. Cruz e Sousa: poesia. 6. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1982.

TELLES, L. F. Venha ver o pôr-do-sol & outros contos. 10. ed. São Paulo, SP: Ática, 1995.

UTFPR. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês. Curitiba, 2011.

_____. Manual de estágio supervisionado de Letras. Curitiba, 2013.

VOLPI, M. T. A formação de professores de língua estrangeira frente aos novos enfoques de sua função docente. In: LEFFA, V. J. O Professor de Línguas Estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: Educat, 2008. p. 133-141.

ZAPPONE, M. H. Y. Estética da Recepção. In: BONNICI, T.; ZOLIN, L. O. (Org.). Teoria Literária – abordagens históricas e tendências contemporâneas. 2. ed. Maringá: Eduem, 2005.p. 153x-162.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

GIRI, M. M.; MATSUDA, A. A. Estágio Supervisionado em Literatura: um relato de experiência na UTFPR – Curitiba. Polifonia, [S. l.], v. 24, n. 36, p. 78–93, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/4965. Acesso em: 6 maio. 2024.