Estágio Supervisionado em Literatura: um relato de experiência na UTFPR – Curitiba
Palavras-chave:
Formação docente, ensino de literatura, estágio supervisionado.Resumo
Neste artigo relatamos, a partir de um caso prático, o processo formativo do professor de literatura em língua portuguesa no curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba. Para tanto, descrevemos, a partir de documentos oficiais, como se dá a formação do professor de literatura na disciplina de Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa II, apresentamos brevemente as concepções teóricas básicas sobre as quais essa formação se constrói e relatamos o estágio realizado por uma dupla de discentes. De modo a atingir esses objetivos, adotamos, para a elaboração deste artigo, de natureza descritiva, a pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado, verificamos que a disciplina mescla questões conceituais e práticas que privilegiam uma formação crítico-reflexiva a partir da leitura dirigida de textos teóricos e documentos oficiais no que diz respeito ao ensino de literatura. Observamos que o processo formativo possibilitado aos discentes preocupa-se em dar uma base de conhecimento cidadã e que, embora essa formação docente envolva contextos adversos, oportuniza desenvolvimento das competências e habilidades profissionais necessárias ao futuro docente, exercendo seu papel como educador e na formação cidadã dos discentes, colaborando na transformação da sociedade para que seja justa e igualitária.
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