Leituras de “A flor e a náusea”, de Carlos Drummond de Andrade, em práticas de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa

Autores

  • Diogo dos Santos Souza diogosansouza@gmail.com
    Universidade Federal de Alagoas
  • Eliana Kefalás de Oliveira llycaoliveira@gmail.com

Palavras-chave:

Poesia, Ensino, Carlos Drummond

Resumo

O contato entre o leitor e palavra literária é uma experiência complexa que, no contexto da sala de aula, demanda do professor o planejamento de estratégias de leitura e preparo de abordagens do texto que o transformem num objeto significativo para o estudante. O objetivo do presente artigo é apresentar o relato de uma oficina de leitura sobre o poema “A flor e a náusea”, de Carlos Drummond de Andrade, realizada por alunos da disciplina Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa 2, que teve como foco a teoria e prática do ensino de Literatura, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas. Através da elaboração e execução da oficina, os estudantes estagiários notaram que as “inquietudes” do metapoema escolhido poderiam se transformar em caminhos de produção de sentidos variados, tornando a sala de aula um lugar também de encontro com o inesperado. Isto posto, concluiu-se que, na exploração da leitura literária, as lacunas, os vazios e as indeterminações geradas pelo poema tornam-se elementos que poderiam compor um convite ao leitor a jogar com o texto e com os seus modos de leitura. 

 

Biografia do Autor

Diogo dos Santos Souza, Universidade Federal de Alagoas

Faculdade de Letras do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística

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Publicado

2018-02-28

Como Citar

SOUZA, D. dos S.; DE OLIVEIRA, E. K. Leituras de “A flor e a náusea”, de Carlos Drummond de Andrade, em práticas de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa. Polifonia, [S. l.], v. 24, n. 36, p. 28–40, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/4948. Acesso em: 6 maio. 2024.