Estágio supervisionado em Letras da UFGD: mediando leituras e formando leitores

Autores

  • Alexandra Santos Pinheiro alexandrasantospinheiro@yahoo.com.br
    UFGD

Palavras-chave:

Literatura, Estágio, leitores

Resumo

No presente artigo, analisamos o Estágio Supervisionado em Literatura pela perspectiva da formação de leitores. Após, apresentarmos o regimento que norteia o componente curricular no curso de Letras, refletimos sobre a dificuldade demonstrada pelos estagiários de proporem planos de intervenção que visem a formação de leitores da educação básica. Identificamos, nesta dificuldade, duas questões relevantes: a pouca relação estabelecida, ao longo da graduação, com as disciplinas voltadas ao texto literário e a falta de graduandos que se constituam como leitores.

Biografia do Autor

Alexandra Santos Pinheiro, UFGD

licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestra em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e pós doutora pela Univerisdad de Jaén (2012-2013). É professora adjunta da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados, onde atua como professora da graduação e do Programa de Pós Graduação em Letras. Suas pesquisas e publicações estão voltadas, principalmente, aos temas: Literatura e gênero; História da Leitura e Ensino da Literatura. Líder do grupo de pesquisa NÚCLEO DE ESTUDOS LITERÁRIOS E CULTURAIS - Da UFGD, e participada do grupo POÉTICAS DO IMAGINÁRIO E MEMÓRIA- UNIOESTE. Quanto aos trabalhos de extensão, atua na Formação Continuada de Professores, com ênfase no Letramento Literário. Atualmente, coordena O pet-Letras.

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Publicado

2018-02-28

Como Citar

PINHEIRO, A. S. Estágio supervisionado em Letras da UFGD: mediando leituras e formando leitores. Polifonia, [S. l.], v. 24, n. 36, p. 54–66, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/4734. Acesso em: 6 maio. 2024.