PROFESSORES EM FORMAÇÃO OU APRENDIZES DE INGLÊS? IDENTIDADE, COMPLEXIDADE E VALORES COMPARTILHADOS
Palavras-chave:
identidade, sistemas complexos, formação de professoresResumo
Neste trabalho, analisa-se um grupo de professores de inglês em formação no 6º semestre do curso, interagindo em um blog, com vistas ao desenvolvimento da escrita e à sua atuação docente, a fim de averiguar suas construções identitárias. Observa-se o processo pelo viés das teorias do Caos e da Complexidade (TC/C). Assim, a emergência de novas características identitárias relaciona-se ao deslocamento do sistema identidade para uma nova trajetória – conhecida como atrator estranho. Sistemas adaptativos complexos (SAC) apresentam atratores cíclicos – comportamentos padrão – que podem ser alterados por atratores estranhos – comportamentos novos que podem ser seguidos pelos SAC. Além das TC/C, é usada a proposta piagetiana de escala comum de valores, pois se entende que os valores que um indivíduo tem determinam sua identidade. Pela análise discursiva dos comentários no blog, argumenta-se que a interação ocorreu porque houve valores em comum no grupo, e é a identificação dos valores compartilhados ao longo do semestre que possibilita a observação do processo de constituição identitária dos indivíduos como a emergência de um SAC.Publicado
2018-05-25
Como Citar
VETROMILLE-CASTRO, R.; BOHLMANN DUARTE, G. PROFESSORES EM FORMAÇÃO OU APRENDIZES DE INGLÊS? IDENTIDADE, COMPLEXIDADE E VALORES COMPARTILHADOS. Polifonia, [S. l.], v. 25, n. 37.2, p. 221–240, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/4249. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê