PROFESSORES EM FORMAÇÃO OU APRENDIZES DE INGLÊS? IDENTIDADE, COMPLEXIDADE E VALORES COMPARTILHADOS

Autores

  • Rafael Vetromille-Castro vetromillecastro@gmail.com
    Universidade Federal de Pelotas http://orcid.org/0000-0003-3672-2390
  • Gabriela Bohlmann Duarte gabrielabduarte@gmail.com
    Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA/Bagé)

Palavras-chave:

identidade, sistemas complexos, formação de professores

Resumo

Neste trabalho, analisa-se um grupo de professores de inglês em formação no 6º semestre do curso, interagindo em um blog, com vistas ao desenvolvimento da escrita e à sua atuação docente, a fim de averiguar suas construções identitárias. Observa-se o processo pelo viés das teorias do Caos e da Complexidade (TC/C). Assim, a emergência de novas características identitárias relaciona-se ao deslocamento do sistema identidade para uma nova trajetória – conhecida como atrator estranho. Sistemas adaptativos complexos (SAC) apresentam atratores cíclicos – comportamentos padrão – que podem ser alterados por atratores estranhos – comportamentos novos que podem ser seguidos pelos SAC. Além das TC/C, é usada a proposta piagetiana de escala comum de valores, pois se entende que os valores que um indivíduo tem determinam sua identidade. Pela análise discursiva dos comentários no blog, argumenta-se que a interação ocorreu porque houve valores em comum no grupo, e é a identificação dos valores compartilhados ao longo do semestre que possibilita a observação do processo de constituição identitária dos indivíduos como a emergência de um SAC.

Biografia do Autor

Rafael Vetromille-Castro, Universidade Federal de Pelotas

Licenciatura em Letras - Português/Inglês - UFPEL

Mestrado em Linguística Aplicada - UCPEL

Doutorado em Informática na Educação - UFRGS

Pós-Doutorado em Linguística Aplicada - UC BERKELEY

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Publicado

2018-05-25

Como Citar

VETROMILLE-CASTRO, R.; BOHLMANN DUARTE, G. PROFESSORES EM FORMAÇÃO OU APRENDIZES DE INGLÊS? IDENTIDADE, COMPLEXIDADE E VALORES COMPARTILHADOS. Polifonia, [S. l.], v. 25, n. 37.2, p. 221–240, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/4249. Acesso em: 3 jul. 2024.