A missão de José de Alencar cronista: a formação de leitores e o papel da oralidade

Autores

Palavras-chave:

José de Alencar, crônica, formação de leitor.

Resumo

Este artigo tem como tema a contribuição das crônicas de José de Alencar para a formação de um público leitor em nosso Romantismo. Temos como objetivos caracterizar o gênero crônica, abordando sua gênese no Brasil oitocentista, contribuir para a divulgação do escritor José de Alencar como cronista e analisar, como principal estratégia discursiva, o uso da oralidade nas crônicas alencarianas. Neste trabalho, esse uso é entendido como a presença de um discurso escrito que se aproxima da língua falada não apenas pelo uso do coloquial, mas também pelas conversas com o leitor e pelos assuntos contados em ziguezague.  Analisamos algumas crônicas da série Ao correr da pena, publicada no Correio Mercantil e no Diário do Rio de Janeiro, de 3 de setembro de 1854 a 25 de novembro de 1855. Dentre o corpus analisado, encontram-se crônicas inéditas, ainda não publicadas em livro, transcritas diretamente de seu suporte original: o jornal Correio mercantil. Ao iniciar sua carreira de escritor como cronista, Alencar contribuiu para a definição de hábitos e costumes da sociedade carioca oitocentista, dentre eles o hábito de leitura, garantindo público para seus futuros romances. O gênero crônica, desde então, partindo de assuntos cotidianos e misturando ficção e informação, em um discurso marcado pela oralidade, vem se consagrando como gênero cúmplice do processo de formação de leitores.

 

Biografia do Autor

Marta Passos Pinheiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui graduação em Letras - Português e Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), estágio de doutorado em Educação pela Universidade do Minho, Braga, Portugal (2004), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). É professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Belo Horizonte (Cefet-MG), atuando no Ensino Médio, na Graduação em Letras, no Mestrado e no Doutorado em Estudos de Linguagens. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de leitor de literatura, crônica, livro didático, letramento literário e literatura infantil juvenil.

Referências

ALENCAR, José de. Ao correr da pena. São Paulo: Melhoramentos, 1956.

ALENCAR, José de. Como e porque sou romancista. Campinas, São Paulo: Pontes, 1990.

CANDIDO, Antonio et al. A Crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas, SP: Editora da UNICAMP; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira (Momentos decisivos). 7ª ed., Belo Horizonte–Rio de Janeiro: Itatiaia, 1993, vol. II.

COUTINHO, Afrânio. A Literatura no Brasil, 2ª ed., Rio de Janeiro: Editorial Sul Americana, 1971, vol 6.

COUTINHO, Afrânio. Conceito de literatura brasileira. Petrópolis: Vozes, 1981.

Correio Mercantil. Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHGB), pasta Correio Mercantil 1854 e 1855.

DIAS, Tânia. Descaminhos da comunicação: a imprensa e a formação do público leitor no Brasil. 1998. 268f. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 1998.

FARIA, João Roberto (Prefácio). In ALENCAR, José de. Ao correr da pena. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.

LAUSBERG, Heinrich. Elementos da Retórica literária, 4ª ed., trad. R. M. Rosado Fernandes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993.

LIMA, Luiz Costa. Dispersa demanda. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1981.

MEYER, Marlyse. Voláteis e Versáteis. De variedades e folhetins se fez a chronica. In CANDIDO, Antonio et al. A Crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas, SP: Editora da UNICAMP; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.

MERQUIOR, José Guilherme. De Anchieta a Euclides: breve história da literatura brasileira I. 3ª ed., Rio de Janeiro: Topbooks, 1996.

RENAN, Ernest. Nacionalidade em questão in ROUANET, Maria Helena (Org.) Cadernos da Pós/Letras nº 19. Rio de Janeiro: UERJ, 1997.

ROCHA, João Cezar de Castro. Literatura e cordialidade: o público e o privado na cultura brasileira. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.

SOUZA, Roberto Acízelo de. O império da eloquência: retórica e poética no Brasil oitocentista. Rio de Janeiro: EdUERJ/EdUFF, 1999.

Downloads

Publicado

2017-07-12

Como Citar

PINHEIRO, M. P. A missão de José de Alencar cronista: a formação de leitores e o papel da oralidade. Polifonia, [S. l.], v. 23, n. 34, p. 165–178, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/4236. Acesso em: 18 abr. 2024.