Agência e poderes causais: analisando o debate sobre a inclusão de ideologia de gênero e orientação sexual no plano decenal de educação – Brasil
Palavras-chave:
Ideologia de gênero, práticas midiáticas, ontologiaResumo
Neste trabalho problematizarei, por meio dos usos da linguagem em práticas sociais, o evento inclusão da Ideologia de gênero e orientação sexual no Plano Decenal de Educação. Meu esforço analítico partirá de um cotejamento entre a Teoria da Estruturação de Anthony Giddens, a discussão ontológica de Roy Bhaskar, e os princípios de uma Ontologia social do discurso, como propõem Norman Fairclough (2001, 2003) e Chouliaraki & Fairclough (1999), a fim de compreeder como os discursos se constroem e se constituem no âmbito da esfera pública, para, em seguida, traçar uma conjuntura sobre o referido evento discursivo. Esse estudo objetiva ainda apontar não só algumas contribuições potenciais desse diálogo epistemológico/ontológico para os estudos discursivos críticos, mas também apontar algumas considerações sobre a discussão a respeito das identidades de gênero e da forma como os comentários em redes sociais produzidos por cidadãos têm contribuído para a construção de opiniões e ações éticas (ou não) na esfera pública.
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