Antonio Vieira e o gênero ensaístico: uma abordagem do “Sermão da Sexagésima”

Autores

  • Tatiana Maria Gandelman de Freitas tatianamgf@gmail.com
    Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

autor, ensaio, sermão

Resumo

Neste artigo, nosso objetivo é identificar elementos do gênero ensaístico na obra de Antonio Vieira. Para tanto, abordaremos, inicialmente, o funcionamento do sistema retórico como mecanismo de controle no Brasil e em Portugal. Em seguida, trataremos a noção de autoria no século XVII em contraponto ao pensamento contemporâneo para, a partir daí, mostrar como o texto vieiriano é permeado por aspectos do ensaio.

Referências

ADORNO, T.W. Notas de literatura I. Tradução de Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades / Rio de Janeiro: 34, 2008.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1996. (Obras escolhidas; v. 1)

BERARDINELLI, A. La forma del saggio. Definizione e attualità di un genere letterario. Venezia: Marsilio, 2002.

EULÁLIO, A. Escritos. São Paulo: Unicamp/Unesp, 1992.

FLORES, L. F. B. N. Palavra, mito e história no sermão dos sermões do padre Antônio Vieira. In: RIEDEL, Dirce Côrtes (Org.). Narrativa-Ficção e história. Rio de Janeiro: Imago, 1988. (Coleção Tempo e Saber).

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2000. (Série Leituras Filosóficas).

______. O que é um autor. Tradução de Anónio Fernando Cascais. Lisboa: Vega, 1992. (Coleção Passagens).

HANSEN, J.A. Autor. In: ______. Palavras da crítica. Tendências e conceitos no estudo da literatura. Rio de Janeiro: Imago, 1992.

______. Pós-moderno e barroco. Cadernos do mestrado/Literatura. Rio de Janeiro, Uerj, nº 20, 1994.

______. Vieira, estilo do céu, xadrez de palavras. Revista Discurso, São Paulo, USP, nº 9, 1978.

LUKÁCS, G. El alma y las formas y Teoría de la novela. Tradução de Manuel Sacristán. México, Barcelona, Buenos Aires: Grijalbo, 1975.

OLIVEIRA, A. L. M. Por quem os signos dobram. Uma abordagem das letras jesuíticas. Rio de Janeiro: Eduerj, 2003.

______. Por quem os signos dobram. Uma leitura do Sermão da Sexagésima. In: ANAIS DO II CONGRESSO ABRALIC, Belo Horizonte, 1991.

PÉCORA, A. Teatro do sacramento. A unidade teológico-retórico-política dos sermões de Antônio Vieira. São Paulo: Universidade de São Paulo; Campinas: Universidade de Campinas, 1994.

______. Sermões: o modelo sacramental. In: VIEIRA, A. Sermões. Seleção de Alcir Pécora. São Paulo: Hedra, 2001.

PIZZORUSSO, A. Élements d’une poétique littéraire au XVIIe siècle. Paris: PUF, 1992.

VIEIRA, A. Sermões. Tomo I e II. Org. de Alcir Pécora. São Paulo: Hedra, 2001.

Publicado

2015-12-31

Como Citar

DE FREITAS, T. M. G. Antonio Vieira e o gênero ensaístico: uma abordagem do “Sermão da Sexagésima”. Polifonia, [S. l.], v. 22, n. 32, 2015. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/3453. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Outros lugares