Mobile learning e zona de desenvolvimento proximal: transformando o ensino e aprendizagem de línguas através da tecnologia móvel
Palavras-chave:
Mobile learning, Tecnologia móvel, Zona de desenvolvimento proximal ZDP, Ensino de inglês como LEResumo
O objetivo deste artigo é discutir a potencialidade do uso do celular na interação do aluno versus aluno versus professor no ensino e aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira. A teoria em que a análise foi apoiada foi o conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP), segundo os estudos de Lev Vygotsky (1999); os participantes do estudo foram representados por alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Piauí (IFPI) do Campus Teresina Zona Sul, na capital do estado do Piauí - Brasil. A maioria dos alunos 59% acreditaram que a abordagem de aprendizagem colaborativa aumentou seu espírito de equipe, exerceu sua capacidade de colaboração, incentivou-os a compartilhar e aprender com seus pares, aumentou a amizade entre os membros do grupo e proporcionou uma proximidade com o professor, como feedback imediato.