Mobile learning e zona de desenvolvimento proximal: transformando o ensino e aprendizagem de línguas através da tecnologia móvel

Autores

Palavras-chave:

Mobile learning, Tecnologia móvel, Zona de desenvolvimento proximal ZDP, Ensino de inglês como LE

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a potencialidade do uso do celular na interação do aluno versus aluno versus professor no ensino e aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira. A teoria em que a análise foi apoiada foi o conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP), segundo os estudos de Lev Vygotsky (1999); os participantes do estudo foram representados por alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Piauí (IFPI) do Campus Teresina Zona Sul, na capital do estado do Piauí - Brasil. A maioria dos alunos 59% acreditaram que a abordagem de aprendizagem colaborativa aumentou seu espírito de equipe, exerceu sua capacidade de colaboração, incentivou-os a compartilhar e aprender com seus pares, aumentou a amizade entre os membros do grupo e proporcionou uma proximidade com o professor, como feedback imediato.

Biografia do Autor

Giselda Santos Costa, Instituto Federal do Piauí- IFPI

Giselda dos Santos Costa  possui graduação em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Piauí (1990), especialização em língua inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998),mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco ( 2013). Atualmente é professora do Instituto Federal do Piauí. Participou de um estágio “doutorado sanduiche” na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade de Coimbra – Portugal no período de julho a dezembro de 2012. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino de Língua Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Letramento crítico visual, novas tecnologias para educação e ensino de língua inglesa e mobile learning  – uso da tecnologia móvel no ensino-aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira.

Downloads

Publicado

2018-05-25

Como Citar

COSTA, G. S. Mobile learning e zona de desenvolvimento proximal: transformando o ensino e aprendizagem de línguas através da tecnologia móvel. Polifonia, [S. l.], v. 25, n. 37.2, p. 206–220, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/3411. Acesso em: 26 abr. 2024.