CONHEÇA O ALLI BARATO E OS 40% DE DESCONTO: O ORIENTE BEM AQUI
Resumo
Neste artigo, analisa-se o enunciado Conheça o Alli Barato e os 40% de desconto, que constitui estratégia de propaganda de uma loja de produtos de origem árabe situada na cidade de Cuiabá-MT. Para tanto, lança-se mão da história da presença de sírios e libaneses nessa cidade e dos conceitos deleuze-guattarianos de des/reterritorialização. Os resultados sugerem que o referido enunciado constitui uma des/reterritorialização da história de Ali Babá e os quarenta ladrões, contribuindo tanto para chamar a atenção dos clientes quanto para nos convidar a conhecer a existência árabe que se encontra bem aqui, compondo o cenário e a paisagem des/reterritorializados da cidade de Cuiabá-MT.
PALAVRAS-CHAVE: presença árabe em Cuiabá, des/reterritorialização, Oriente
GET TO KNOW ALLI BARATO AND THE 40% OFF: THE EAST IS RIGHT HERE
ABSTRACT: This article aims to analyze the statement conheça o Alli Barato e os 40% de desconto (in English, get to know Alli Barato and the 40% off), which is a publicity strategy of an Arab products store in Cuiaba, Brazil. This analysis comprises the history of Syrian and Lebanese immigration to the town, and Deleuze’s and Guattari’s de-/reterritorializion concepts. Results suggest that the statement refers to the de-/reterritorializion of the Arab story Ali Baba and the forty thieves. This seems to contribute to direct clients’ attention and it invites us to get to know the Arab existence that is right here, composing the de-/reterritorialized scenery and landscape of Cuiaba.
KEYWORDS: Arab presence in Cuiaba town, de-/reterritorializion, East