REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A COOFICIALIZAÇÃO DA LÍNGUA GUARANI EM TACURU/MS

Autores

  • Lilian Cristina do Amaral Martines tutead.glet.lilian@nutead.org
  • Letícia Fraga leticiafraga@gmail.com

Resumo

Neste artigo, propomos uma discussão sobre as representações sociais, políticas e linguísticas de alunos e professores da Escola X, com relação à lei 848/2010, que implanta a língua guarani no município de Tacuru/MS. A pesquisa foi desenvolvida através dos princípios metodológicos qualitativos. Como resultados, observamos que os participantes indígenas veem a cooficialização da lei como positiva, enquanto que, para os participantes não indígenas, a lei não colaborou para o desenvolvimento educacional da Escola X.
PALAVRAS-CHAVE: representações, políticas linguísticas, língua guarani

STUDENTS AND TEACHERS’ REPRESENTATIONS OF THE COOFICIALIZATION OF THE GUARANI LANGUAGE IN TACURU/MS

ABSTRACT: In this paper, we propose a discussion on the social, political and linguistic representations held by students and teachers of the School X, in regard to the law 848/ 2010, which implements the Guarani language in Tacuru/MS. The research was developed according to qualitative methodological principles. As a result, we observed that indigenous participants consider the cooficialization as a positive point, whereas, for the non-indigenous participants, the law didn't contribute to the educational development in the school X.
KEYWORDS: representation, language policies, Guarani language

Biografia do Autor

Lilian Cristina do Amaral Martines

É mestre em Linguagem, Identidade e Subjetividade pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Possui graduação em Letras Português-Espanhol (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010). Atualmente é tutora online do curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua principalmente nos seguintes temas: crenças e atitudes linguísticas, políticas linguísticas, pragmática e ensino, preconceito, identidade, multiculturalismo e educação à distância – EaD.

Letícia Fraga

É licenciada em Letras Português/Francês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutora pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa e atua no curso de Licenciatura em Letras e no Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade na mesma instituição. Tem experiência na área de Linguística Aplicada. Atua principalmente nos seguintes temas: pluralidade linguística, crenças e atitudes linguísticas; políticas linguísticas; identidade; ensino de língua; formação de professores de língua.

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Publicado

2015-11-04

Como Citar

MARTINES, L. C. do A.; FRAGA, L. REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A COOFICIALIZAÇÃO DA LÍNGUA GUARANI EM TACURU/MS. Polifonia, [S. l.], v. 22, n. 31, 2015. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/3144. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê