REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A COOFICIALIZAÇÃO DA LÍNGUA GUARANI EM TACURU/MS
Resumo
Neste artigo, propomos uma discussão sobre as representações sociais, políticas e linguísticas de alunos e professores da Escola X, com relação à lei 848/2010, que implanta a língua guarani no município de Tacuru/MS. A pesquisa foi desenvolvida através dos princípios metodológicos qualitativos. Como resultados, observamos que os participantes indígenas veem a cooficialização da lei como positiva, enquanto que, para os participantes não indígenas, a lei não colaborou para o desenvolvimento educacional da Escola X.
PALAVRAS-CHAVE: representações, políticas linguísticas, língua guarani
STUDENTS AND TEACHERS’ REPRESENTATIONS OF THE COOFICIALIZATION OF THE GUARANI LANGUAGE IN TACURU/MS
ABSTRACT: In this paper, we propose a discussion on the social, political and linguistic representations held by students and teachers of the School X, in regard to the law 848/ 2010, which implements the Guarani language in Tacuru/MS. The research was developed according to qualitative methodological principles. As a result, we observed that indigenous participants consider the cooficialization as a positive point, whereas, for the non-indigenous participants, the law didn't contribute to the educational development in the school X.
KEYWORDS: representation, language policies, Guarani language