A relação da esfera pública e da esfera privada na visão da mídia hegemônica: a quem pertencem as praias cariocas?
Palavras-chave:
Público, privado, análise crítica do discursoResumo
Investigamos a propensão da mídia hegemônica em representar os espaços públicos como se fossem ou como se devessem ser privados, através do discurso como instrumento de poder e construção social da realidade. Para tanto, utilizamos a Análise Crítica do Discurso, com base na obra de Fairclough, para analisar a reportagem “Sol, Mar e Organização”, veiculada na Revista Veja. Conclui-se com a ideia de que existe uma relação dialética entre discurso e estrutura social, uma vez que, durante as análises, restou claro que essa reportagem contribui para construir um senso comum de supremacia de classe e domínio socioeconômico. Pode-se perceber a utilização do discurso como prática social com o fim de representar o posicionamento ideológico do autor, comprometendo o caráter democrático da comunicação. Nesse contexto, a análise crítica realizada apontou que a mídia hegemônica busca naturalizar hierarquias sociais.
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