Entre o roteiro e o romance: Miguel e os demônios, de Lourenço Mutarelli

Autores

  • Rosana Cristina Zanelatto Santos rzanel@terra.com.br
    UFMS
  • Juliana Ciambra Rahe Bertin julirahe@hotmail.com
    UFMS

Palavras-chave:

literatura, cinema, roteiro cinematográfico

Resumo

O romance Miguel e os demônios, de Lourenço Mutarelli, estabelece uma relação estreita com o cinema. Mais do que os outros textos do autor que foram adaptados para o gênero audiovisual, nesse romance, o contato com a sétima arte alcança a forma da narrativa. Neste artigo temos como objetivo analisar de que maneira a contaminação do texto literário Miguel e os demônios pelas estruturas das narrativas fílmicas implica na construção de um narrador híbrido, em que se fundem características do gênero romance e do gênero roteiro.

Biografia do Autor

Rosana Cristina Zanelatto Santos, UFMS

Doutora em Letras pela USP. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. PQ/CNPq. FUNDECT.

Juliana Ciambra Rahe Bertin, UFMS

Doutoranda em Letras pela UFMS/CPTL. Bolsista CAPES

Referências

CARRIERE, Jean-Claude; BONITZER, Pascal. Práctica del guión cineatográfico. Tradução Antonio López Ruiz. Barcelona: Ediciones Paidós, 1998.

COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

DINIZ, Thais Flores Nogueira. Literatura e cinema: tradução, hipertextualidade, reciclagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2005.

FRIEDMAN, Norman. O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico. Tradução de Fábio Fonseca de Melo. Revista USP, São Paulo, n. 53, p. 166-182, mar./maio 2002.

MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. Tradução de Lauro Antônio e Maria Eduarda Colares. Lisboa: Dinalivro, 2005.

MUTARELLI, Lourenço. Jesus Kid. São Paulo: Devir, 2004.

______. Miguel e os demônios. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Publicado

2015-12-30

Como Citar

SANTOS, R. C. Z.; BERTIN, J. C. R. Entre o roteiro e o romance: Miguel e os demônios, de Lourenço Mutarelli. Polifonia, [S. l.], v. 22, n. 32, 2015. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/2406. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê