Intermidialidade na adaptação como processo em Os famosos e os duendes da morte: uma narrativa em movimento

Autores

  • Samantha Borges samanthajornalista@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Maria/ Université Sorbonne Nouvelle Paris 3
  • André Vieira andvieir@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Professor adjunto

Resumo

Neste artigo são analisadas as relações intermidiáticas construídas a partir da narrativa contemporânea Os famosos e os duendes da morte e sua adaptação para o cinema. A produção do livro e do filme não ocorre em ordem cronológica, mas sim de maneira simultânea, o que propicia uma análise com método comparativo. A história, ao trabalhar com o universo adolescente, irá apresentar ainda novas linguagens comuns ao mundo digital oferecendo ao leitor/espectador diferentes formas de engajamento e possibilitando a análise das narrativas sob a perspectiva da adaptação enquanto produto, mas também enquanto processo, ou seja, algo em movimento.

Biografia do Autor

Samantha Borges, Universidade Federal de Santa Maria/ Université Sorbonne Nouvelle Paris 3

Jornalista formada na universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre e doutoranda no Centro de Artes e Letras, Programa de Pós-graduação em Letras, da UFSM. Atualmente realiza doutorado sanduíche no Centre de recherches sur les pays lusophones da Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Processo nº 10916-14-8.

André Vieira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Professor adjunto

Doutor em Letras pela (UFF) e pós-doutor em Estudos Literários (UFMG). É professor adjunto do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul – Brasil. Integra, como pesquisador, o Grupo de Pesquisa e o Núcleo de Estudos sobre Intermidialidade (CNPq/UFMG).

Publicado

2015-12-30

Como Citar

BORGES, S.; VIEIRA, A. Intermidialidade na adaptação como processo em Os famosos e os duendes da morte: uma narrativa em movimento. Polifonia, [S. l.], v. 22, n. 32, 2015. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/2352. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê