A INTERAÇÃO MÚSICA-TEATRO SOB O PONTO DE VISTA DA POLIFONIA

Autores

  • Ernani Maletta ernanimaletta@gmail.com

Resumo

Neste artigo, abordo a interação entre a Música e o Teatro sob o ponto de vista da polifonia. Para tanto, discuto a natureza polifônica do Teatro, a independência dos conceitos em relação aos campos do conhecimento dos quais são fundamentos e a questão particular dos conceitos ditos musicais, que apesar dessa nomenclatura, não são propriedade exclusiva da Música. Assim, afirmo a existência de um discurso musical que é intrínseco ao Teatro e a necessidade da busca de estratégias para a formação e criação musical cênicas próprias do Teatro, em vez daquelas usadas na formação de músicos. Por fim, apresento dois exemplos de estratégias dessa natureza, por mim criadas e utilizadas na minha prática artístico-acadêmica.
PALAVRAS-CHAVE: interação música-teatro, polifonia, estratégias pedagógicas

Biografia do Autor

Ernani Maletta

Professor Associado do Curso de Graduação em Teatro e do Mestrado e Doutorado em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). É também diretor, maestro, ator e cantor.

Downloads

Publicado

2015-03-10

Como Citar

MALETTA, E. A INTERAÇÃO MÚSICA-TEATRO SOB O PONTO DE VISTA DA POLIFONIA. Polifonia, [S. l.], v. 21, n. 30, 2015. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/2311. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê