The Raven and the intermediality

Autores

  • Helciclever Barros da Silva Vitoriano helciclever@gmail.com
    INEP
  • André Luís Gomes andrelg.unb@gmail.com
    UnB

Palavras-chave:

The Raven, intermediality, Assembly Theories, script, storyboard, making of

Resumo

O objetivo deste artigo é desenvolver algumas aproximações entre o ensaio Filosofia da Composição (1846), de Edgar Allan Poe, e as teorias de montagem cinematográficas americanas (Griffith) e soviéticas (Pudovkin), tendo como premissa a consideração de que os postulados poeanos sobre unidade de efeito, duração e extensão foram cruciais para o desenvolvimento narrativo, cinematográfico e midiático posterior. Examinam-se, adicionalmente, as conexões do mesmo texto de Poe com os estatutos de planejamento das artes midiáticas (roteiro e storyboard) e divulgação e desvelamento autorreferencial destas (making of), mantendo como reflexão o caráter embrionário das ideias poeanas, com referência a estes procedimentos artísticos midiáticos.

Biografia do Autor

Helciclever Barros da Silva Vitoriano, INEP

Helciclever Barros da Silva Vitoriano

Pesquisador do Inep e Doutorando em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB)

helciclever@gmail.com

André Luís Gomes, UnB

André Luís Gomes

Doutor (2004) e mestre (1998) em Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Educação Artística - habilitação em ARTES CÊNICAS na Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP) e em LETRAS pela Universidade de Franca (1989). Professor do Departamento deTeoria Literária e Literaturas (TEL) da Universidade de Brasília. Exerceu a coodenação do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PósLIT-UnB) no biênio abril/2011 - abril/2012 e a chefia do TEL entre maio de 2008 e maio de 2010. Ocupou o cargo de tesoureiro da ANPOLL (biênio 2006-2008). Editor da Revista Cerrados - Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura (2007 - 2012) e editor geral da Revista da Anpoll (2010-2012). Autor dos livros MARCAS DE NASCENÇA: a contribuição de Gonçalves de Magalhães para o Teatro Brasileiro e CLARICE EM CENA: AS RELAÇÕES ENTRE CLARICE LISPECTOR E O TEATRO. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Dramaturgia Brasileira, Crítica e adaptação teatral, Literatura e outras artes. Diretor e coordenador do Grupo Teatral Entrecenas.

andrelg.unb@gmail.com

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

VITORIANO, H. B. da S.; GOMES, A. L. The Raven and the intermediality. Polifonia, [S. l.], v. 22, n. 32, 2015. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/2179. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê