GLOBALIZAÇÃO E LINGUAGEM: QUAL É O LUGAR DA LÍNGUA FRANCESA NO MUNDO GLOBALIZADO?
Resumo
Os discursos sobre globalização têm orientado as políticas linguísticas para o ensino de línguas estrangeiras, privilegiando certos idiomas em detrimento de outros. Neste artigo, discuto as relações entre globalização e linguagem e suas influências sobre o ensino de língua francesa, em consonância com aportes teórico-metodológicos da Análise de Discurso Crítica (ADC). Os dados apontam que discursos da chamada sociedade da informação, veiculados em documentos oficiais como a LDB 9394/96 e os PCNs, provocaram a retração do campo de trabalho de profissionais dessa área. Entretanto, hoje, o ensino de língua francesa passa por um período de revitalização.
PALAVRAS-CHAVE: ensino de francês, globalização, Análise de Discurso Crítica
LANGUAGE AND GLOBALIZATION: WHAT IS THE POSITION OF THE FRENCH LANGUAGE IN A GLOBALIZED WORLD?
ABSTRACT: Discourses about globalization have been orienting language policies in foreign language teaching, by privileging certain languages. In this paper, I discuss the relation between globalization and language, and the influence it has on the teaching of the French language, according to the theoretical-methodological approach of Critical Discourse Analysis (CDA). The data suggest that the discourses of the so-called information society, in official documents, such as the Lei de Diretrizes e Bases/LDB (Law of Education Guidance) 9394/96 and the Parâmetros Curriculares Nacionais/PCNs (National Curriculum Parameters), have reduced work opportunities for professionals in this area. However, nowadays, the teaching of French is going through a period of revival.
KEYWORDS: French teaching, globalization, Critical Discourse Analysis