Direitos linguísticos e discursos (acerca) da minoria linguística surda no Brasil
Palavras-chave:
direitos linguísticos, minoria linguística surda, legislaçãoResumo
Neste artigo refletimos sobre os direitos linguísticos da minoria surda brasileira. São direitos à Libras e ao português contemplados por leis e decretos, mas ainda parcialmente contemplados pelo sistema educacional brasileiro. Dialogando com a Análise Crítica do Discurso, interpretamos o discurso de sujeitos surdos e de sujeitos ouvintes, entendendo que realizam mudanças sociais com seus discursos, especialmente rumo à educação bilíngue. Essa interpretação nos revela, por exemplo, as relações de poder implicitadas ou explicitadas em cada enunciado e a menção que fazem a tais leis e decretos.
Referências
ABREU, A. C. de. Depoimento. In: EVARISTO, M.; FRANCISCO, M. (Org.). A “Declaração de Salamanca” hoje: vozes da prática. Rio Branco: João Editora, 2013. p. 25-27.
ANDRADE, M. E. dos S. Depoimento. In: EVARISTO, M.; FRANCISCO, M. (Org.). A “Declaração de Salamanca” hoje: vozes da prática. Rio Branco: João Editora, 2013. p. 45-47.
ARAÚJO, N. R. S. de. Depoimento. In: EVARISTO, M.; FRANCISCO, M. (Org.). A “Declaração de Salamanca” hoje: vozes da prática. Rio Branco: João Editora, 2013. p. 53-55.
BOUDON, R.; BESNARD, P.; CHERKAOUI, M.; LÉCUYER, B.-P. Dicionário de Sociologia. Tradução de António J. Pinto Ribeiro. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Plano Nacional de Educação – PNE. Brasília: MEC. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br>. Acesso em: 12 dez. 2014.
CAVALCANTI, M. C. Estudos sobre educação bilíngue e escolarização em contextos de minorias linguísticas no Brasil. DELTA, São Paulo, v. 15, n. especial, p. 385-417, 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/delta/v15nspe/4023.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2014.
EVARISTO, M.; FRANCISCO, M. (Org.). A “Declaração de Salamanca” hoje: vozes da prática. Rio Branco: João Editora, 2013, 112 p.
______. Apresentação. In: EVARISTO, M.; FRANCISCO, M. (Org.). A “Declaração de Salamanca” hoje: vozes da prática. Rio Branco: João Editora, 2013. p. 15-20.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Coord. da tradução, revisão técnica e prefácio de Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
GODOY, A. Depoimento. In: EVARISTO, M.; FRANCISCO, M. (Org.). A “Declaração de Salamanca” hoje: vozes da prática. Rio Branco: João Editora, 2013. p. 29-31.
HAMEL, R. E. Direitos linguísticos como direitos humanos: debates e perspectivas. In: OLIVEIRA, G. M. de (Org.). Declaração Universal dos Direitos Linguísticos: novas perspectivas em política linguística. Campinas: ALB / Mercado de Letras; Florianópolis: Ipol, 2003. p. 47-80.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010: características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. 2012. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=794>. Acesso em: 12 dez. 2014.
LIMA, I. Q. de. Depoimento. In: EVARISTO, M.; FRANCISCO, M. (Org.). A “Declaração de Salamanca” hoje: vozes da prática. Rio Branco: João Editora, 2013. p. 33-35.
LIMA, L.-M. F de. Depoimento. In: EVARISTO, M.; FRANCISCO, M. (Org.). A “Declaração de Salamanca” hoje: vozes da prática. Rio Branco: João Editora, 2013. p. 41-42.
RESENDE, V. de M.; RAMALHO, V. Análise do Discurso Crítica. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
SILVA, R. A. da; EVARISTO, M.; FRANCISCO, M. Sobre a transcrição dos depoimentos. In: EVARISTO, M.; FRANCISCO, M. (Org.). A “Declaração de Salamanca” hoje: vozes da prática. Rio Branco: João Editora, 2013. p. 23-24.
VAN DIJK, T. A. Discurso e poder. Tradução e adaptação de Judith Hoffnagel et al. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
WODAK, R. Do que trata a ACD – um resumo de sua história, conceitos importantes e seus desenvolvimentos. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 4, n. especial, p. 223-243, 2004. Disponível em: <http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/linguagem-em-discurso/0403/040310.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2014.