EM PESSOA: DOBRAS NA E DA LÍNGUA

Autores

  • Lucília Maria Abrahão e Sousa luciliamsr@uol.com.br
  • Vanise Medeiros vanisegm@yahoo.com.br

Resumo

O discurso do e sobre o poeta e pensador Fernando Pessoa é o que move este trabalho. Tendo como ancoragem teórica a Análise de Discurso de Pêcheux na articulação com a História das Ideias Linguísticas de Auroux, duas são as ordens de saberes que se encontram aqui perspectivadas: de um lado, os saberes que uma exposição no Museu da Língua Portuguesa coloca em circulação sobre o literato, de outro, os saberes do literato sobre a língua. Dois são, portanto, os objetivos: analisar a inscrição do literário em exposições dadas a ver no Museu da Língua Portuguesa em que o digital comparece como constitutivo do arquivo e refletir sobre o imaginário de língua a partir de ensaios de Pessoa sobre ortografia.
PALAVRAS-CHAVE: Fernando Pessoa, Museu da Língua Portuguesa, língua

IN PESSOA: FOLDS IN AND OF THE LANGUAGE

ABSTRACT: The discourse by and about the poet and thinker Fernando Pessoa is what moves this study. Based on the theoretical framework of Pêcheux’s Discourse Analysis, together with the History of Linguistic Ideas, by Auroux, two orders of knowledge are put into perspective here: on one side, the knowledge about that man of letters, put in circulation by an exhibition at the Portuguese Language Museum, on the other, the writer’s knowledge about the language. Therefore, there are two objectives: to analyze the inscription of the literary in exhibitions at the Portuguese Language Museum, in which digital materials are constitutive of the files; and to reflect about the imaginary of the language based on Pessoa’s essays on spelling.
KEYWORDS: Fernando Pessoa, Portuguese Language Museum, language

Biografia do Autor

Lucília Maria Abrahão e Sousa

É graduada em Letras (1988) pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto; doutora em Psicologia pela FFCLRP/USP (2002); Livre-docente em Ciência da Informação e Documentação pela mesma instituição (2010). Atualmente é docente com dedicação exclusiva da Universidade de São Paulo e bolsista 2 do CNPq (2009). Coordena o Grupo de Pesquisa “Discurso e memória: movimentos do sujeito”, cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPQ, e o “E‐L@DIS, Laboratório Discursivo ‐ sujeito, rede eletrônica e sentidos em movimentos”, financiado pela FAPESP. Publicou livros, além de artigos em revistas científicas e capítulos de livros como especialista em Análise do Discurso na investigação de materialidades discursivas ligadas às noções de sujeito, ideologia, memória e historicidade.

Vanise Medeiros

É professora adjunta da UFF, bolsista 2 do CNPq e Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Este artigo foi desenvolvido durante o período da bolsa CAPES (BEX 4175/13-1) para estágio sênior na Sorbonne Bopuvelle Paris III. Publicou artigos, capítulos de livro e livros em parceria com Bethania Mariani, Silmara Dela Silva e Lucília Maria de Sousa Romão. Integra e coordena, com Bethania Mariani, o Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS) da UFF, com parcerias com os laboratórios Corpus (UFSM) e EL@ DIS (USP-Ribeirão Preto); é membro do grupo de pesquisa interinstitucional Grupo de Teoria do Discurso (GTDIS). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente em Análise de Discurso e História das Ideias Linguísticas.

Downloads

Publicado

2015-10-23

Como Citar

SOUSA, L. M. A. e; MEDEIROS, V. EM PESSOA: DOBRAS NA E DA LÍNGUA. Polifonia, [S. l.], v. 22, n. 31, 2015. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/2160. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê