A presença de Salomé: transposição de arte e o mito literário no decadentismo

Autores

  • Andrio Santos andrio_labrie@hotmail.com
    Mestrando UFSM
  • André Soares Vieira andvieir@gmail.com
    Pós-Doutor, Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas - DLEM, do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria.

Resumo

Neste trabalho trataremos da transposição de arte de duas pinturas de Gustave Moreau, Salomé dansant devant Hérode e L'apparition, presentes no romance às avessas, de huysmans. Discorreremos também sobre a ascensão do mito de Salomé no período decadentista do século xix, considerando obras de artistas como Wilde, Mallarmé e Flaubert. Assim, discutiremos sobre as significações do referido mito no período, suas apropriações e representações.

Biografia do Autor

Andrio Santos, Mestrando UFSM

Andrio J.R. dos Santos é formando em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, Unicruz (2013) e atualmente é mestrando no programa de Pós-Graduação em Letras - Literatura da Universidade Federal de Santa Maria. Sua pesquisa trata da figuração satânica nos poemas iluminados de William Blake.

André Soares Vieira, Pós-Doutor, Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas - DLEM, do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria.

Possui graduação em Letras Português-Francês e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), doutorado em Letras, Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2005) e Pós-doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (2011). Complementou sua formação no Quebec ao obter a "Bourse du Gouverneur Général" em 2004, atribuída a pesquisadores estrangeiros pelo governo do Canadá. É professor associado I do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Integra, como pesquisador, o Grupo de Pesquisa e o Núcleo de Estudos sobre Intermidialidade (CNPq/UFMG). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução intersemiótica, descrições picturais, transposição e adaptação no discurso sobre arte em críticas e obras literárias, literatura e outras artes, literatura e cinema, intermidialidade, além de Língua e Literatura Francesa. Publicou diversos artigos em revistas especializadas e os livros "Escrituras do visual: o cinema no romance", editora UFSM, 2007 e "Mário Peixoto: o escritor de permeio com a crítica", Série Cogitare, PPGL Editores, 2009. Organizou os livros "Mediações do fazer literário: texto, cultura e sociedade", PPGL Ed., 2010 e "Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea 2", Editora da UFMG, com Thais F. Nogueira Diniz.

Referências

DOTTIN, Mireille. Salomé. In: BRUNEL, Pierre (Org.). Dicionário de Mitos Literários. Brasília: José Olympio, 1997.

ECO, Umberto. História da Beleza. Rio de Janeiro: Record, 2012.

FLAUBERT, Gustave. Salammbô, uma ressurreição da cidade de Cartago. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 1990.

______. Três Contos. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

HUYSMANS, J-. K. Às Avessas. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

MELMOUX-MONTAUBIN, Marie-Francoise. L’esthète fin-de-siècle: l’oeuvre interdite. Romantisme, nº91, 1996, p. 89-98.

MOREAU, Gustave. L’Apparition. Disponível em: http://www.musee-orsay.fr/en/collections/works-in-focus/search/commentaire/commentaire_id/the-apparition-11024.html?no_cache=1&cHash=aabe9490c2. Acesso em: 19 maio 2014, 19:21:37.

______. Salomé dansant devant Hérode. Disponível em: http://hammer.ucla.edu/exhibitions/2012/a-strange-magic-gustave-moreaus-salome/. Acesso em: 19 maio 2014, 19:15:21.

MAGNOLI, Demetrio. História das Guerras. São Paulo: Contexto, 2009.

MORETTO, Fulvia M.L. Caminhos do decadentismo francês. São Paulo: Perspectiva, 1989.

PRAZ, Mario. A carne, a morte e o diabo na literatura romântica. São Paulo: Editora da UNICAMP, 1996.

WILDE, Oscar. Salomé. Rio de Janeiro, Livros de Arte Ltda, 1974.

VIEIRA, André Soares. Huysmans e Gonzaga Duque – Transposição de arte em textos franceses e brasileiros do Simbolismo. Aletria, nº3, v. 23, p. 59-72,2013.

Publicado

2015-12-31

Como Citar

SANTOS, A.; VIEIRA, A. S. A presença de Salomé: transposição de arte e o mito literário no decadentismo. Polifonia, [S. l.], v. 22, n. 32, 2015. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/2028. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê