Apontamentos sobre o ensino de língua portuguesa no Brasil nos anos de 1500 a 1822

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59917/cjdaw217


Palavras-chave:

língua portuguesa, ensino de língua portuguesa, escrita

Resumo

Este artigo aborda o ensino de língua portuguesa no Brasil no período que antecedeu a independência do País. Nesse sentido, abordará questões referentes ao método de ensino, aos materiais didáticos e ao formato das aulas que se propunham a ensinar a língua portuguesa.  A pesquisa foi realizada em documentos legislativos oficiais, em artigos científicos e em relatos publicados que compreendem o marco histórico acima referido. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a forma como o ensino de língua portuguesa se dava à época. Mais especificamente, objetiva-se apresentar o processo de ensino da língua portuguesa, abordando as formas de realizá-lo e quais conteúdos eram priorizados. Metodologicamente, a pesquisa é de cunho bibliográfico e documental, uma vez que ela trabalha com textos teóricos das áreas de história, educação e ensino de língua portuguesa e analisa documentos legislativos, relatos e artigos. Após a leitura e análise dos documentos e dos artigos científicos sobre o tema, identifica-se que o ensino de língua portuguesa, no período que compreende esta pesquisa, dava-se basicamente a partir de textos de cunho religioso e documental e o ensino de leitura precedia o da escrita.

Biografia do Autor

  • Margarete von Muhlen Poll, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

    Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e Professora
    Associada do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal da Paraíba-
    UFPB. Líder do grupo de pesquisa: Historiografia da Língua Portuguesa no Brasil e Vice-líder do grupo de
    pesquisa: Educação Ambiental e Formação de Professores - EAFP.

  • Talliandre Matos da Silva Pereira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

    Licenciada em Letras Português (2019), pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e mestra em Estudos Literários pelo PROGEL, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Possui experiência profissional como docente de produção textual, literatura, morfossintaxe e gêneros textuais. Interesse em pesquisas na área de Literatura Comparada, Literaturas Contemporâneas, Literaturas da América Latina e Ensino de literatura no Brasil.

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Publicado

2025-03-31

Edição

Seção

Estudos Linguísticos

Como Citar

Apontamentos sobre o ensino de língua portuguesa no Brasil nos anos de 1500 a 1822. Polifonia, [S. l.], v. 31, n. 58, p. 128–146, 2025. DOI: 10.59917/cjdaw217. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/17291. Acesso em: 11 abr. 2025.