Ensino da língua paiter na escola estadual indígena sertanista Apoena Meirelles
fortalecimento linguístico e cultural
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Palavras-chave:
língua paiter, ensino, narrativa míticaResumo
Neste texto, tratamos do ensino da língua materna Paiter, e a escolha para trabalhar esse tema se deu pelo fato de as nossas escolas Paiter não possuírem produções didáticas autorais específicas em nossa língua. Para tanto, nossas reflexões dialogam com autores que tratam sobre o assunto, além das orientações do Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas, dentre outros textos da legislação, pertinentes à educação escolar indígena. A metodologia do nosso trabalho se compõe, primeiramente, de pesquisa bibliográfica, com o aprofundamento no estudo das obras já mencionadas para a escrita da dissertação, acerca do tema proposto. E como se trata de um mestrado profissional, o foco esteve na ação pedagógica e na proposta de um produto educacional. A ação pedagógica consistiu num percurso didático-metodológico, durante o qual conduzimos, como mediador, todo o processo de ensino-aprendizagem voltado para língua materna, trabalhando a leitura, a produção de texto e alguns aspectos verbais da língua, a partir de uma narrativa mítica do povo, Oy je Ikõr iter nã awetá ewe (O homem que se transformou em gavião real), contada pelo ancião Itabira Suruí. Produzimos diferentes textos na língua materna, com atividades de leitura e compreensão textual, bem como, atividades sobre alguns aspectos verbais da língua Paiter. Todo esse percurso didático-pedagógico resultou num caderno de atividades na língua Paiter, como produto educacional para as duas escolas de nossa aldeia.
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