Ensino da língua paiter na escola estadual indígena sertanista Apoena Meirelles

fortalecimento linguístico e cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59917/6sjmx743


Palavras-chave:

língua paiter, ensino, narrativa mítica

Resumo

Neste texto, tratamos do ensino da língua materna Paiter, e a escolha para trabalhar esse tema se deu pelo fato de as nossas escolas Paiter não possuírem produções didáticas autorais específicas em nossa língua. Para tanto, nossas reflexões dialogam com autores que tratam sobre o assunto, além das orientações do Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas, dentre outros textos da legislação, pertinentes à educação escolar indígena. A metodologia do nosso trabalho se compõe, primeiramente, de pesquisa bibliográfica, com o aprofundamento no estudo das obras já mencionadas para a escrita da dissertação, acerca do tema proposto. E como se trata de um mestrado profissional, o foco esteve na ação pedagógica e na proposta de um produto educacional. A ação pedagógica consistiu num percurso didático-metodológico, durante o qual conduzimos, como mediador, todo o processo de ensino-aprendizagem voltado para língua materna, trabalhando a leitura, a produção de texto e alguns aspectos verbais da língua, a partir de uma narrativa mítica do povo, Oy je Ikõr iter nã awetá ewe (O homem que se transformou em gavião real), contada pelo ancião Itabira Suruí. Produzimos diferentes textos na língua materna, com atividades de leitura e compreensão textual, bem como, atividades sobre alguns aspectos verbais da língua Paiter. Todo esse percurso didático-pedagógico resultou num caderno de atividades na língua Paiter, como produto educacional para as duas escolas de nossa aldeia.

Biografia do Autor

  • Naraiel Paiter Surui, Scretaria de Estado de Educação-SEDUC

    Possui graduação em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2016). Especialista em Educação Escolar Indígena pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2021). Mestre em Ensino em Contexto Indígena Intercultural pela Universidade do Estado de Mato Grosso(2023). Atualmente é professor - Secretaria Municipal de Educação de Rondolândia-MT, Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (SEDUC-MT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

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Publicado

2025-03-31

Edição

Seção

Estudos Linguísticos

Como Citar

Ensino da língua paiter na escola estadual indígena sertanista Apoena Meirelles: fortalecimento linguístico e cultural. Polifonia, [S. l.], v. 31, n. 58, p. 35–59, 2025. DOI: 10.59917/6sjmx743. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/17104. Acesso em: 11 abr. 2025.