Um equívoco da/pela história

o trabalho da memória discursiva em uma paráfrase visual do uniforme de prisioneiros dos campos de concentração

Autores

  • Karine Giroto Barbara karinegirotob@hotmail.com
    Universidade Estadual de Maringá
  • Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo lcfddraimo@uem.br
    Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0000-0003-1039-8318

DOI:

https://doi.org/10.59917/15aq7521


Palavras-chave:

análise de discurso, paráfrase visual, holocausto

Resumo

Neste artigo, pautados na Análise de Discurso materialista de vertente pecheuxtiana, tomamos como objeto de estudos um conjunto listrado posto à venda no comércio varejista brasileiro em 2023. A escolha por esse material de análise se deu após uma incômoda associação, nas redes sociais, da referida peça de roupa aos uniformes dos prisioneiros dos campos de concentração. Diante disso, objetivamos compreender como o conjunto listrado produziu sentidos de modo a possibilitar tal referência. Para empreender esse gesto analítico, mobilizamos o dispositivo teórico desenvolvido por Pêcheux e, mais especificamente, os conceitos de formações discursivas, esquecimento, memória discursiva, paráfrase e polissemia. Como resultado, destacamos que o conjunto listrado pode ser considerado, discursivamente, uma paráfrase visual dos uniformes dos campos nazistas, colocando em funcionamento, em meio ao trabalho do equívoco, uma tensão entre um processo de (re)conhecimento e (des)conhecimento do Holocausto (e portanto da História) e do próprio consumidor. 

Biografia do Autor

  • Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo , Universidade Estadual de Maringá

    Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), UNESP-ASSIS, mestrado em Letras (Filologia e Lingüística Portuguesa) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), UNESP-ASSIS e doutorado em Linguística Aplicada (área: Ensino-aprendizagem de língua materna) pela UNICAMP. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase na Análise do Discurso de tradição francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, memória discursiva, identidade, brasilidade e ensino de língua materna. Com doutorado em Lingüística Aplicada pela Unicamp, as pesquisas desenvolvidas e por ela orientadas giram em torno de propostas e implementações de práticas de leitura e escrita em um viés discursivo com base em materialidades diversas. Além disso, tem se dedicado a publicar trabalhos sobre propostas e intervenções em sala de aula cujo propósito é o de fomentar a autoria nas práticas em sala de aula e possibilitar que os sujeitos-leitores produzam outros gestos de leitura além de um sentido autorizado. A professora está lotada no Departamento de Língua Portuguesa da UEM-Universidade Estadual de Maringá e atua nas disciplinas de Oficina de leitura e produção de textos e Estágio III e atua nos cursos de pós-graduação Profletras (Mestrado Profissional em Letras), unidade Universidade Estadual de Maringá e no PLE-UEM, na linha de Texto e discurso. 

Referências

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Publicado

2025-03-31

Edição

Seção

Estudos Linguísticos

Como Citar

Um equívoco da/pela história: o trabalho da memória discursiva em uma paráfrase visual do uniforme de prisioneiros dos campos de concentração. Polifonia, [S. l.], v. 31, n. 58, p. 81–104, 2025. DOI: 10.59917/15aq7521. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/17083. Acesso em: 11 abr. 2025.